Sem categoria

PR, PCdoB e SDD anunciam datas de convenções para oficializar pré-candidaturas à prefeitura de Manaus

Os partidos Solidariedade (SDD), da República (PR) e Comunista do Brasil (PCdoB) já agendaram a data de suas respectivas convenções partidárias, em que irão oficializar os nomes de seus pré-candidatos a prefeito de Manaus. O Solidariedade e o PR marcaram suas convenções para o dia 23 de julho, enquanto o PCdoB, para o dia 30. Seus respectivos pré-candidatos são o vice-governador Henrique Oliveira; o ex-deputado Marcelo Ramos; e o ex-secretário de Produção Rural, Eron Bezerra.

Conforme a legislação eleitoral, partidos políticos e pré-candidatos nestas eleições têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizarem suas convenções partidárias de forma a oficializar chapas majoritárias e proporcionais para a disputa eleitoral.

Apesar de já ter decidido pela data de 23 de julho, o pré-candidato a prefeito Marcelo Ramos revelou que ainda não há local definido para a convenção do PR. “O evento acontecerá na Zona Norte ou Leste de Manaus. Hoje (ontem), fechamos com os nossos partidos aliados, PTdoB, PEN e PTC. Temos 250 candidatos a vereador, se cada um levar 20 pessoas, teremos uma convenção com uma média de 2,5 mil a 3 mil pessoas”. Questionado sobre a presença de personalidades políticas do PR e aliados de outros Estados, ele comentou: “Eu estou preocupado em conquistar o coração dos manauenses. Não tenho interesse em quem não mora e não vota aqui”, retrucou.

A convenção do Solidariedade acontecerá no Clube do Pará (antigo Planeta Talismã), no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, com concentração a partir das 9h e início às 11h. Para o evento, foram convidados o deputado federal Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade, Suêd Haidar, presidente nacional do Partido da Mulher Brasileira, e Levy Fidelix, presidente do PRTB.

Henrique Oliveira assumiu o desejo de lotar a casa com cerca de 5 mil pessoas, o que considera um número expressivo. “O partido tem cerca de 180 pré-candidatos a vereador e cada um vai levar a própria caravana. Esperamos fazer uma festa bonita”. Ele confirmou a presença do PMB e PRTB, mas não descartou a possibilidade de conversa e apoio de outras legendas até a data do evento.

Aliança
O PCdoB também avalia um lugar para sua convenção, marcada para o dia 30 de julho. Conforme o pré-candidato do partido, Eron Bezerra, a proposta é que seja um local amplo para acomodar toda a militância da legenda, que ultrapassa mil pessoas.
O comunista revelou que o PCdoB tem avançado nas conversas com o PT de forma a fechar uma aliança para a disputa majoritária. “Pretendemos ter uma chapa comum de esquerda para eleições municipais – majoritária. Estamos, também, conversando com outras legendas”, afirmou.

Pensando em data
Os demais partidos que já apontaram pré-candidaturas ainda não definiram as datas de suas convenções partidárias. O secretário-geral do PMDB–AM, Miguel Capobiango, não deu uma data certa, mas garantiu que a convenção do partido acontecerá entre os dias 20 e 30 de julho. José Ricardo, pré-candidato a prefeito pelo PT, disse que ainda falta um mês para definir a data.

O pré-candidato do PMN, Chico Preto, também afirmou que a data da convenção será definida essa semana. O pré-candidato pelo PRB, Silas Câmara, explica que está estudando a melhor data e local.

A reportagem tentou contato com a direção do PSDB local para saber se já foi definida a data de sua convenção, sem sucesso. O partido deve lançar a candidatura à reeleição do prefeito Arthur Neto.

Por Fabiane Moraes

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir