Especiais Impresso

Por uma maior conexão do Brasil com a Amazônia

Na busca por uma maior conexão do brasileiro com a Amazônia, o Idesam tem fechado pelo País muitas parcerias com empresas a fim de ampliar o volume de sequestro de CO2. A última grande parceria foi estabelecida com a startup 99Táxis, presente em mais de dez estados brasileiros, numa cobertura de aproximadamente 300 cidades, entre elas Manaus.

De acordo com o gerente do Carbono Zero do Idesam, engenheiro florestal Flávio Cremonesi, a parceria visa diminuir os danos causados pelo consumo de combustível no transporte diário de pessoas por parte das empresas de táxi conectadas com o aplicativo. “É uma maneira que encontramos de conectar os brasileiros com a Amazônia”, comenta.

Segundo ele, as mais de 700 empresa credenciadas ao App 99Taxis poderão aderir, de forma voluntária, ao “Programa Carbono Neutro” ao doar R$ 0,06 centavos por cada quilômetro percorrido. Com o repasse, o Idesam fará o plantio das árvores na Reserva do Uatumã, onde o programa já recuperou mais de 88 mil metros quadrados de áreas que estavam desmatadas com cerca de sete mil árvores desde 2011.

Ainda na busca por parceiros como organizações não governamentais (ONGs), eventos e pessoas físicas o Idesam concedeu o selo Carbono Neutro, em 2014, aos atores globais Malvino Salvador e Marcos Palmeira.

Quando anunciava o nascimento da sua filha com a esposa, Kyra Gracie, Malvino também abraçava o “Programa Carbono Neutro” com o plantio de 43 árvores na RDS do Uatumã. Na época, o cálculo dos técnicos do Idesam sobre o carbono emitido anualmente pelo ator, que é natural de Manaus, levou em conta os seus hábitos.

Malvino Salvador

Malvino Salvador

O autor Marcos Palmeira buscou o selo Carbono Neutro a partir do Armazém Vale das Palmeiras, no Leblon (RJ). O estabelecimento de propriedade do ator, além dos produtos orgânicos comercializados diariamente, passou a compensar as emissões dos gases do efeito estufa (carbono), com o plantio de 37 árvores no Amazonas. O cálculo das emissões do Armazém levou em conta o consumo de energia elétrica, água, papel, logística (ida e volta) dos colaboradores para a loja e afins.

Marcos Palmeira

Marcos Palmeira

Segundo engenheiro florestal em breve o instituto lançará um aplicativo do Carbono Neutro para que as pessoas possam calcular quanto de CO2 elas emitem. Atualmente, Cremonesi explica que todos os parceiros carboneutralizado, como o EM TEMPO, possuem um código para ter acesso ao monitoramento on-line do desenvolvimento das árvores plantadas por eles. O acompanhamento é via site do Idesam (www.idesam.org.br).

OLHO:

Atualmente o programa Carno Neutro do Idesam tem seis selos de certificação: Pessoa Física, Empresa, Site, Evento, Produto e Blog. Com o a participação do EM TEMPO, o programa ganha o selo Jornal Impresso

 

EMERSON QUARESMA

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir