País

PF prende iraniano suspeito de ligações com o terrorismo no RS

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira, no Chuí (RS), o iraniano Pouria Paykani, suspeito de ligação com o terrorismo.

Paykani vinha sendo monitorado pela PF e pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) desde o dia 15 do mês passado e foi detido quando tentava entrar no Uruguai de ônibus.

Havia um mandado de prisão e deportação em aberto contra o iraniano, que havia sido visto pela última vez no Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, no dia 20 de julho.

De acordo com integrantes das forças de segurança ouvidas pela reportagem, Paykani vinha sendo monitorado por suspeita de terrorismo. Não se sabe, porém, se os investigadores identificaram que ele estava em “atos preparatórios” para um eventual atentado.

Depois de perderem seu paradeiro, os agentes enviaram uma foto do suspeito a todos os aeroportos brasileiros e aos servidores que atuam no serviço de inteligência dos Jogos.

Ele entrou no Brasil em março deste ano, vindo do Uruguai, com um passaporte iraniano. Chamou a atenção da PF pela primeira vez em junho, ao ser visto fotografando o saguão de embarque do aeroporto de Guarulhos.

Por duas vezes, Paykani voltou ao local e fez novas imagens. Na última, foi interpelado por dois policiais e discutiu com um deles. Preso por desacato, acabou sendo liberado em seguida.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir