Política

PF prende ex-vice presidente do Banco do Brasil

Durante a Operação Victoria, deflagrada nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal prendeu o ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Simões Toledo, o doleiro Abidão Bouchabki Neto e um ex-secretário municipal de Curitiba, ainda não identificado.

Eles são suspeitos de envolvimento com o esquema lavagem de dinheiro e evasão de divisas, desarticulado pela PF.

De acordo com as investigações, iniciadas em 2014, a quadrilha se utilizava de transações comerciais fictícias para enviar remessas de dinheiro ao exterior, sem passar pelos órgãos de controle.

Operação

Os policiais cumprem 30 mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo e em outras três do Estado (Araras, Indaiatuba e Santa Bárbara do Oeste), em Resende (Rio de Janeiro), além de Curitiba (Paraná).

De acordo com a PF, o Coaf (órgão de inteligência vinculado ao Ministério da Fazenda) identificou movimentações financeiras com indícios de lavagem de dinheiro que somam cerca de R$ 3 bilhões, realizadas nos últimos três anos.

A quadrilha usava empresas para simular importações de produtos. As operações, no entanto, eram fictícias ou ilegais e tinham como objetivo apenas lavar dinheiro.

Parte das mercadorias foi superfaturada em até 5.000% para falsear remessas de dinheiro vindas da Venezuela. Em seguida, o grupo fazia empréstimos e importações fraudadas para enviar os recursos para Hong Kong.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir