Sem categoria

Petrobras chama petroleiros para negociar fim da greve

A Petrobras convocou os petroleiros grevistas para uma reunião na próxima segunda-feira (9). A companhia não confirma a pauta, mas a FUP (Federação Única dos Petroleiros), espera que seja discutida sua Pauta pelo Brasil, que pede a retomada de investimentos e a suspensão da venda de ativos.

Os petroleiros estão em greve desde a última quinta (29), quando os cinco sindicatos filiados à FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) iniciaram a paralisação.

No domingo, 13 sindicatos filiados à FUP aderiram à greve. Entre eles, está o Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte-Fluminense), que atua na Bacia de Campos -maior produtora de petróleo do país.

A FUP diz que se recusa a discutir o reajuste salarial de 2015 enquanto a Petrobras não se manifestar a respeito da Pauta pelo Brasil. Já a FNP pede 18% de reajuste. A Petrobras oferece 8,11%.

Impacto

A greve tem afetado a produção de petróleo e de combustíveis pela Petrobras. Mas, em nota divulgada nesta sexta-feira (6), a FUP negou que haja riscos ao abastecimento

“A verdade é que a greve dos petroleiros não influencia na produção e no preço dos combustíveis. Não vai faltar gasolina”, disse a entidade, em resposta a supostos boatos sobre a falta de combustíveis em postos de São Paulo, que estariam provocando alta de preços.

O Sindipetro de Minas Gerais também divulgou nota negando a paralisação da Refinaria Gabriel Passos e a possibilidade de falta de produtos.

A Petrobras calcula que, até quinta-feira (5), a paralisação de plataformas de petróleo representou uma perda de 718 mil barris de petróleo.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir