Economia

Pessimismo volta a aumentar entre comerciantes, aponta pesquisa da FGV

A confiança dos empresários do atacado teve queda de 8,4% e do varejo restrito, de 7,5% - foto: arquivo EM TEMPO

A confiança dos empresários do atacado teve queda de 8,4% e do varejo restrito, de 7,5% – foto: arquivo EM TEMPO

O Índice de Confiança do Comércio da Fundação Getulio Vargas teve queda de 8,7% no indicador trimestral de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O recuo foi maior do que os observados nos indicadores trimestrais de agosto (-7,3%) e julho (-6,3%).

De acordo com a FGV, o resultado mostra uma frustração dos empresários do comércio com o desempenho das vendas ao longo do terceiro trimestre deste ano. A avaliação do setor sobre os próximos meses, medida pelo Subíndice de Expectativas, piorou 4,2%. Já a avaliação sobre o momento presente, medida pelo Subíndice da Situação Atual, caiu 15,9%.

O percentual de empresários que considera o nível de demanda atual forte caiu de 16,4% no trimestre finalizado em setembro de 2013 para 10,2% no trimestre finalizado em setembro deste ano. Já o daqueles que a consideram fraca passou de 21,8% para 30,6%, no período.

Aqueles que preveem aumento das vendas nos próximos três meses caíram de 57,8% em setembro de 2013 para 53,9% em setembro deste ano. Ao mesmo tempo, a parcela dos que esperam queda nas vendas passou de 4% para 6,3%.

A pesquisa também constatou que o percentual de empresários que esperam melhora na tendência dos negócios nos próximos seis meses caiu de 55,2% para 51,7%. Já os que tem perspectiva de piora subiram de 4,6% para 7,6%.

A confiança dos empresários do atacado teve queda de 8,4% e do varejo restrito, de 7,5%. O varejo ampliado, que considera os segmentos de veículos e materiais de construção, teve queda de 8,7%. Os veículos, motos e peças tiveram recuo de 13,8%, enquanto os materiais de construção caíram 10%.

Por Agência Brasil (ABr)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir