Cultura

Pesquisador lança livro sobre o modo de vida de comunidades amazônicas

O livro será lançado na quarta-feira (17) - foto: divulgação- Fapeam

O livro será lançado na quarta-feira (17) – foto: divulgação- Fapeam

Para demonstrar como o modo de vida ribeirinho incide nas práticas socioculturais, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Gláucio Campos Gomes de Matos, lançará nesta quarta-feira (17), às 15h, com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) na Associação dos Docentes da Ufam (Adua), a obra ‘Ethos e Figurações na Hinterlândia Amazônica’.

Editada pela Editora Valer, a obra retrata o modo de vida de três comunidades amazônicas localizadas no município de Boa Vista do Ramos  (a 270 quilômetros de Manaus), situando o leitor no contexto de suas figurações e redes de interdependências que incidem diretamente em suas práticas socioculturais, como o extrativismo animal (caça e pesca), vegetal (principalmente a extração de madeira), criação de bois e cultivo do solo através do puxirum (forma com que os trabalhadores se organizam para resolver uma atividade na roça).

O livro será publicado com recursos do Programa de Apoio a Publicações (Biblos) da Fapeam. A obra é resultado de um projeto de pesquisa que iniciou no Doutorado, em 2008, intitulado de “Práticas Socioculturais, Figuração e Diferenciação Social em Bicó, Cuiamucu e Canela-Fina – Comunidades Amazônicas”. De acordo com o pesquisador, a ideia “tirar a tese da prateleira” surgiu para tornar os resultados do estudo acessíveis à população.

Segundo ele, o livro revela o processo de diferenciação social, o aumento populacional, a influência da prática esportiva dentre outros aspectos que contribuem para discussões ambientais e sociais no âmbito das comunidades.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir