Dia a dia

Pesquisa aponta Manaus como a 4ª melhor cidade em qualidade de vida; especialistas discordam

Na perspectiva global, Manaus aparece em 125º lugar no índice da qualidade de vida – foto: arquivo AET

Na perspectiva global, Manaus aparece em 125º lugar no índice da qualidade de vida – foto: arquivo AET

Apontada como a quarta melhor cidade no índice de qualidade de vida brasileira, Manaus tem deixado a desejar, conforme avaliação de economistas e urbanistas locais.

Uma pesquisa anual realizada pela Mercer, uma consultoria global de recursos humanos, mostrou que a capital amazonense fica atrás apenas da capital brasileira Brasília e das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O resultado, no entanto, quando levado para o parâmetro global, mostra que as cidades brasileiras vão de mal a pior. Enquanto Manaus aparece em 125º lugar, Brasília aprece como a melhor cidade brasileira nesse ranking mundial ao ocupar a 106ª colocação, o Rio de Janeiro vem em 117º lugar e São Paulo aparece na 121ª posição.

De acordo com a pesquisa, foram levadas em consideração as condições sociais, econômicas, de saúde, educação, moradia e meio ambiente das cidades. Dentro dessas linhas, especialistas discordam da colocação de Manaus, principalmente por conta dos serviços públicos, que não atendem com qualidade os manauenses.

O arquiteto e urbanista Kleyton Marinho apontou que, para começar, a cidade de Manaus, com 2 milhões de habitantes, tem menos de 15% de cobertura de saneamento básico, um número pequeno de equipamentos de esporte e de lazer, um trânsito desordenado e mobilidade urbana deficitária. “Como equipamentos de lazer temos a Ponta Negra e algumas praças que são poucas para o volume de habitantes”, comentou.

Marinho observou que Manaus não oferece calçadas e acessibilidade e uma ocupação do solo desordenada. “Manaus tem o maior número de igarapés não tratados. Temos pouquíssimas áreas verdes, para uma cidade que nasceu no meio da floresta. No aspecto urbanístico, é indigno e caro”.

O urbanista apontou entre outros problemas da cidade a carência em hospitais públicos e particulares com centros especializados em tratamentos mais complexos, e também no campo do lazer, falta na cidade uma rede de bares e restaurantes para o turismo. “Discordo que Manaus esteja melhor que Belo Horizonte (MG), Fortaleza CE), Recife (PE) e Salvador (BA) em alguns aspectos. Acho que a per capita é melhor que outras capitais, mas a economia não é a única medida de qualidade de vida”, salientou.

O economista Marcus Anselmo da Cunha Evangelista discorda do resultado da pesquisa, até mesmo quanto à questão econômica da população. Ele observou que Manaus tem como principal característica uma economia totalmente dependente do Polo Industrial de Manaus (PIM) e não consegue desenvolver outras matrizes econômicas.

“Como estamos vivenciando uma situação de recessão técnica, isso acaba afetando grande parte da população, porque a maioria ou trabalha direito na indústria ou presta serviço para ela. A pesquisa nos pontuou até que muito. Mas, discordo porque existem outras cidades brasileiras no Sul do país e até mesmo no interior de São Paulo muito melhores”.

Por Emerson Quaresma

1 Comment

1 Comment

  1. Neilson

    24 de fevereiro de 2016 at 11:45

    O dono desta pesquisa deve ser Legitimo de Manaus e nunca saiu daqui. achar que Manaus e melhor que fortaleza, BH Porto alegre Curitiba, Recife ….. e brincadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir