Dia a dia

Personagens de Frozen animam a abertura da campanha de vacinação em Manaus

Personagens infantis ajudaram a fazer a alegria da garotada - foto: divulgação/Semsa

Personagens infantis ajudaram a fazer a alegria da garotada – foto: divulgação/Semsa

Os personagens da animação infantil Frozen, além de Maria e Zé Gotinha, animam o dia D de mobilização da Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação em Manaus, neste sábado (15).

A capital conta 1.053 postos para o atendimento da demanda no período da campanha, que segue até 31 de agosto, com a proposta de atualização da caderneta de vacina de crianças a partir de 6 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A abertura da campanha na capital amazonense feira pelo prefeito Artur Neto e o secretario municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, na unidade Básica de Saúde Balbina Mestrinho, localizada na rua 17, núcleo 3, bairro Cidade Nova, Zona Norte, próximo ao cruzeiro.
O público-alvo da campanha deste ano são 161.560 crianças, com meta de atingir 95% desse número, o que corresponde a 153.482 crianças imunizadas.

Quanto à campanha de multivacinação, a meta é avaliar e atualizar o cartão vacinal de todas as crianças que comparecerem às unidades de saúde no período.

A multivacinação oferta, em um momento de reforço, doses de diversas vacinas à população, com o intuito de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde, visando evitar doenças imunopreveníveis como hepatite B, coqueluche, tétano, difteria, diarreia por rotavírus, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola e meningite.

A capital conta 1.053 postos para o atendimento da demanda no período da campanha, que segue até 31 de agosto – foto: Janailton Falcão

A capital conta 1.053 postos para o atendimento da demanda no período da campanha, que segue até 31 de agosto – foto: Janailton Falcão

“A Secretaria Municipal de Saúde terá como estratégia colocar todas as vacinas para a atualização da caderneta de vacinação de crianças nessa faixa-etária, com a multivacinação em todas as unidades de saúde e a vacina contra a poliomielite disponibilizada em postos de vacinação em pontos estratégicos, totalizando 1.053 locais, contando com 4.240 profissionais de saúde nesse dia de mobilização”, disse Homero Miranda Leão Neto.

Para a dona de casa Maria de Lurdes, 34, que levou seus dois filhos, Lucas de 4 e Gabriela de 5 anos, “é muito importante essa iniciativa, pois, somente através dessas campanhas que nós, da classe trabalhadora, conseguimos atualizar as vacinas de nossas crianças, pois na rede privada é muito caro e não consigo pagar”, comentou.

Por Mairkon Castro

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir