Sem categoria

Pentecostes reúne 100 mil fiéis no Sambódromo de Manaus

Mensagem de serviço ao próximo e fraternidade em tempos difíceis marcou a celebração, realizada na tarde deste domingo (24) – foto: Ricardo Oliveira

Mensagem de serviço ao próximo e fraternidade em tempos difíceis marcou a celebração da fé, realizada no final da tarde deste domingo (24) – foto: Ricardo Oliveira

Com o tema ‘o espírito nos foi dado para servir’, a solenidade de Pentecostes de 2015 reuniu aproximadamente 100 mil fiéis no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo) na tarde deste domingo (24). A mensagem de serviço ao próximo e fraternidade em tempos difíceis marcou a celebração.

“Hoje, o desemprego e a crise econômica afetam toda a sociedade. A festa é um convite à esperança e à fé num momento tão delicado”, destacou o arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

Ele ressaltou que o evento se tornou possível também graças ao emprenho da comunidade, que se desdobrou em serviços com a acolhida, infraestrutura, liturgia, coleta e ornamentação, entre outros. “É ponto culminante de um longo processo”, afirmou.

Outro exemplo foi a campanha de doação de alimentos para as vítimas da enchente no interior, realizada pela Cáritas Arquidiocesana, durante o evento.

Espírito santo

O Pentecostes – do grego pentekosté, ‘quinquagésimo’- lembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias depois do domingo de Páscoa. A partir de então, os seguidores começaram a divulgar os ensinamentos de Jesus Cristo, assinalando o início da Igreja Católica.

“O amor que não se concretiza no serviço é apenas prazer. A ética, inclusive, se baseia no princípio da atenção ao outro: os meus direitos acabam quando começam os direitos do meu próximo”, frisou o arcebispo.

Por volta das 17h, a entrada da imagem de Nossa Senhora marcou o início da celebração, seguida pela passagem da bandeira do Divino. É uma referência à festa cuja tradição ainda encontra-se ligada às populações tradicionais.

“A população está muito ‘fria’. Hoje, as famílias demonstram sua fé em ocasiões específicas, como o Natal. É a ocasião ideal para que os fiéis comecem a se mobilizar”, observa a dona de casa e missionária Alde Melo.

Há quatro anos, ela começou a participar dos serviços litúrgicos da igreja na comunidade Parque dos Barões, em Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus). Sua mãe, a cozinheira Odeléia Melo, canta salmos e faz a leitura dos trechos da Bíblia durante as missas.

Renovação da fé

O governador José Melo, acompanhado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes, também participou da celebração de Pentecostes e afirmou que a festa é uma oportunidade de renovação da fé esperança para enfrentar os desafios diários.

“Nesse momento em que a gente renova a nossa fé e esperança, seja momento também que Jesus Cristo e o Espírito Santo, possam nos inspirar para que possamos vencer essa crise que estamos enfrentando. Sermos mais justos, praticarmos atos mais corretos em nossas vidas. É nesse sentido que eu acho que a gente tem que aproveitar o dia de hoje”, destacou Melo.

Durante o evento no Sambódromo, a Polícia Militar do Amazonas contou com o efetivo de 200 policiais e apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Tränsito (ManausTrans).

O contingente da PM atuou no controle de acesso do público e no policiamento preventivo no entorno da área, por meio de motocicletas, helicópteros e viatura quatro rodas.

Por Daniel Amorim (especial Jornal EM TEMPO) e assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir