Sem categoria

Pelo menos 500 mil pessoas devem passar pelos cemitérios da capital nesta segunda-feira

A movimentação é intensa desde às primeiras horas do dia e deve seguir assim até a tarde - foto: Luis Henrique

A movimentação é intensa desde às primeiras horas do dia e deve seguir assim até a tarde – foto: Luis Henrique

O movimento é intenso nos cemitérios da capital, desde das primeiras horas desta segunda-feira (2). A estimativa é que 500 mil pessoas passem pelos locais durante todo o dia. Entre os seis cemitérios da cidade, o maior número de visitantes deve ser registrado no São João Batista, na Zona Centro-Sul, e em dois cemitérios do bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.

O Serviço Municipal de Fiscalização e Engenharia de Trânsito (Manaustrans) e a Polícia Militar montaram um esquema de trânsito especial para controlar o fluxo de veículos e de pessoas nas zonas onde estão localizados os cemitérios. Cerca de 310 agentes do Manaustrans, estão nas principais vias da cidade para orientar os condutores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), só nos cemitérios Nossa Senhora Aparecida e o Parque de Manaus – antigo Parque Tarumã, na Zona Oeste, devem receber aproximadamente 300 mil pessoas.

A dona de casa Maria Albuquerque, 46, falou que prefere ir fazer a visita aos entes queridos pela manhã, para evitar o calor e o trânsito da cidade. “ Todo ano estou aqui, sempre venho pela manhã, porque o sol não está muito quente nesse horário e o trânsito fica bom, durante a tarde fica horrível” disse.

A comerciante Lucimar Peixoto, 35, também aproveitou para ir ao local pela parte da manhã, ela foi visitar o túmulo do irmão.  “Esse é o melhor horário para vim fazer a visita. Sempre é mais tranquilo, mas parece que esse ano todos pensaram a mesma coisa e já está começando a ficar lotado”, falou.

Do lado de fora dos cemitérios, vendedores ambulantes aproveitam para comercializar velas, flores, grinaldas e alimentos.

No Parque de Manaus, a diarista Eneida Lemos, que é moradora do bairro Aparecida, acabou pisando em ceras de vela, e ficou com o pé totalmente queimados. O Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar no resgate da mulher que foi levada para o Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte.
Os homens do Corpo de Bombeiros orientaram a população para tomar cuidado quando estiver andado entre os túmulos, para evitar acidentes como o da diarista.
O Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani celebrará, a partir das 18h, uma missa campal, na área externa do cemitério São João Batista, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da cidade.

Visita antecipada

Deste de ontem (1), a movimentação é grande nos cemitérios da cidade, várias pessoas preferiram antecipar a visita aos ente queridos.

Um enorme congestionamento foi registrado na manhã desse domingo (1), na avenida do Turismo, onde grande parte dos motoristas se dirigia até os cemitérios Parque Tarumã e Nossa Senhora Aparecida.

A ideia era antecipar as homenagens aos parentes e amigos que já se foram.  O tráfego já estava obstruído em frente ao parque Residencial Itapuranga 3, próximo ao posto de gasolina BR, o que facilitou o trabalho de vendedores ambulantes, que se adiantaram na venda de água, flores e velas.

Por Mara Magalhães

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir