Cultura

Peça ‘Histórias de muito longe’ abre festival de teatro na Praça 14

Ao todo, 11 atores se revezam interpretam tipos populares utilizando a cultura nordestina – foto: divulgação

Ao todo, 11 atores se revezam interpretam tipos populares utilizando a cultura nordestina – foto: divulgação

A peça teatral ‘Histórias de muito longe’ é a primeira a ser apresentada dentro da programação do 4º Festival de Teatro da Praça 14, promovido pelo Ponto de Cultura Batukada. O evento começa no domingo (26) e segue até 1º de agosto. O festival é gratuito e é realizado desde 2010 com o patrocínio do Banco da Amazônia.

O espetáculo conta a história de uma trupe de teatro que transforma qualquer lugar em palco com suas músicas e encenações dos contos “D.Miséria”, “A Sopa e Pedra” e “O Golpe do Cachorro Encantado”.

Ao todo, 11 atores se revezam interpretando tipos populares utilizando a cultura nordestina como sua maior influência. Dona Miséria é uma senhora que mora numa pequena casa com uma linda goiabeira que se torna o seu pesadelo. Na “Sopa de Pedra”, um andarilho cansado de pedir ajuda, resolve fazer uso de sua esperteza para despertar solidariedade num povoado cheio de pessoas egoístas. No conto do “Cachorro Encantado”, um Coronel invejoso rouba tudo que é do Zé, até que um cachorro “vira-latas e pirento” muda o rumo da história.

Esse festival de teatro foi criado para proporcionar à comunidade do bairro Praça 14 e de outras localidades uma alternativa saudável de lazer, arte e entretenimento, possibilitando a integração dos artistas com o público, além de fomentar o mercado cultural amazonense.

A ideia da organização é, ainda, movimentar a economia gastronômica local, visto que o bairro, além de ser conhecido pela tradição da escola de samba Vitória Régia, também é conhecido pelas bancas de comidas e guloseimas que ficam ao redor da praça. Todas as apresentações iniciam às 19h, na quadra de esportes ao Lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, com espetáculos de categoria livre para o público de todas as idades.

A programação do 4º Festival de Teatro da Praça 14 tem como um dos atrativos receber Oscarino Varjão, criador do personagem-boneco Peteleco. Morador do bairro há 48 anos e com 58 anos de carreira artística, Oscarino apresenta o espetáculo “Oscarino & Peteleco” no último dia do festival.

Com base nos festivais anteriores, a expectativa de público de 300 pessoas por noite, contando ainda com a participação maciça dos professores e alunos das escolas públicas do bairro, e que por iniciativa da direção e professores, o festival será objeto de trabalho escolar das disciplinas de língua portuguesa, literatura brasileira e educação artística.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir