Cultura

´Pé de moleque’ – mostra fotográfica destaca futebol de várzea

Imagens de Carlos Navarro entram em cartaz na sexta-feira, na Galeria Itinerante Manoel Borges – fotos: Carlos Navarro/divulgação

Imagens de Carlos Navarro entram em cartaz na sexta-feira, na Galeria Itinerante Manoel Borges – fotos: Carlos Navarro/divulgação

Uma exposição que celebra o esporte que é a cara do Brasil, o futebol, vai comemorar os Jogos Olímpicos em Manaus, na Galeria Itinerante Manoel Borges. ‘Pé de moleque’ será relançada na sexta-feira (5), com previsão de encerramento no final de novembro deste ano, na galeria itinerante, dentro do Centro Cultural Largo de São Sebastião, Centro. A exposição tem apoio do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O autor dos registros é o fotógrafo venezuelano Carlos Navarro, que vive há 43 anos em Manaus, com 12 exposições na cidade, com o apoio da SEC, e ainda possui trabalhos expostos no Congresso Nacional.

Formada por 30 imagens, a mostra “Pé de moleque” tem a curadoria do artista plástico Jandr Reis e mostra o futebol praticado nos quintais, nos campos de várzea, nas ruas, enfim, o lazer das populações mais humildes do Brasil, com enfoque nas regiões Norte e Nordeste.

De acordo com Carlos Navarro, a exposição já foi apresentada ao público, em menor proporção, no ano de 2014, na Casa das Artes. Agora, o artista fez uma nova seleção do trabalho que estava guardado e que possui imagens das “peladas” de Manaus, Novo Ayrão, Manacapuru, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Iranduba e Presidente Figueiredo, além de cidades do Nordeste como Recife, Natal, Paraíba e Maranhão.

expo-futebol-varzia-Carlos-Navarro-divulg-2

Navarro considera a fotografia um instrumento de informação e educação. “Dentro da fotografia, me considero apenas um técnico que converte a imagem em informação, conhecimento. Quero mostrar, com este trabalho, como a população humilde se diverte, pegando vários enfoques desse esporte que diverte e transforma a vida dos brasileiros”, declara.

No período olímpico, de 5 a 10 de agosto, a exposição ficará aberta ao público das 17h30 às 19h30, e terá o horário normalizado com o término do evento, de 9h às 16h, de terça à sexta-feira.

Com informações da assessoria

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir