Cultura

´Pé de moleque’ – mostra fotográfica destaca futebol de várzea

Imagens de Carlos Navarro entram em cartaz na sexta-feira, na Galeria Itinerante Manoel Borges – fotos: Carlos Navarro/divulgação

Imagens de Carlos Navarro entram em cartaz na sexta-feira, na Galeria Itinerante Manoel Borges – fotos: Carlos Navarro/divulgação

Uma exposição que celebra o esporte que é a cara do Brasil, o futebol, vai comemorar os Jogos Olímpicos em Manaus, na Galeria Itinerante Manoel Borges. ‘Pé de moleque’ será relançada na sexta-feira (5), com previsão de encerramento no final de novembro deste ano, na galeria itinerante, dentro do Centro Cultural Largo de São Sebastião, Centro. A exposição tem apoio do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O autor dos registros é o fotógrafo venezuelano Carlos Navarro, que vive há 43 anos em Manaus, com 12 exposições na cidade, com o apoio da SEC, e ainda possui trabalhos expostos no Congresso Nacional.

Formada por 30 imagens, a mostra “Pé de moleque” tem a curadoria do artista plástico Jandr Reis e mostra o futebol praticado nos quintais, nos campos de várzea, nas ruas, enfim, o lazer das populações mais humildes do Brasil, com enfoque nas regiões Norte e Nordeste.

De acordo com Carlos Navarro, a exposição já foi apresentada ao público, em menor proporção, no ano de 2014, na Casa das Artes. Agora, o artista fez uma nova seleção do trabalho que estava guardado e que possui imagens das “peladas” de Manaus, Novo Ayrão, Manacapuru, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Iranduba e Presidente Figueiredo, além de cidades do Nordeste como Recife, Natal, Paraíba e Maranhão.

expo-futebol-varzia-Carlos-Navarro-divulg-2

Navarro considera a fotografia um instrumento de informação e educação. “Dentro da fotografia, me considero apenas um técnico que converte a imagem em informação, conhecimento. Quero mostrar, com este trabalho, como a população humilde se diverte, pegando vários enfoques desse esporte que diverte e transforma a vida dos brasileiros”, declara.

No período olímpico, de 5 a 10 de agosto, a exposição ficará aberta ao público das 17h30 às 19h30, e terá o horário normalizado com o término do evento, de 9h às 16h, de terça à sexta-feira.

Com informações da assessoria

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir