Cultura

Passo a Paço: cultura e gastronomia para movimentar Centro Histórico de Manaus

Ramiro Gomes, William Laushner e George Costa (da esquerda para a direita) vão participar com a preparação de drinks especiais – foto: divulgação/Semcom

Ramiro Gomes, William Laushner e George Costa (da esquerda para a direita) vão participar com a preparação de drinks especiais – foto: divulgação/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), promove, nos dias 30 e 31 deste mês, o projeto de cultura e gastronomia “Passo a Paço”. O objetivo é motivar a visitação dos espaços culturais revitalizados no entorno do Paço da Liberdade e a praça Dom Pedro II, no centro histórico. Nesta primeira edição, a principal atração do projeto será a feira gastronômica O Mercado.

A feira, que tem entre os idealizadores o renomado chef Henrique Fogaça, vai reunir 35 chefs de Manaus com iguarias regionais nos cardápios, sendo comercializadas a preços populares de no máximo R$ 18. Grande parte dos talentos gastronômicos locais foi apresentada pelo chef Fogaça em coletiva de imprensa, no início da semana, com a participação do Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Márcio Noronha, do subsecretário do Centro, Glauco Francesco, e do diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

“É um momento muito especial para a cidade de Manaus porque estabelece um marco a partir do qual vamos começar a reocupação popular no processo de um resgate histórico de uma área importantíssima da capital, onde ela, de fato começou”, destacou Bernardo.

Artesanais
Dos 35 profissionais da gastronomia local, três são especialistas em bebidas e vão compor a feira trazendo as novidades do segmento com a preparação de drinks especiais, cervejas artesanais, fabricadas localmente, e vinhos. Para os três especialistas, a feira inaugura o momento diferente em feiras gastronômicas.

“Vou levar os drinks mais famosos do Porão do Alemão que são também os mais procurados. Entre eles está o Mariana que é servido flambado, em chamas, mas não há perigo nenhum. Outros quatro drinks também vão ser servidos na feira”, diz William Laushner, proprietário do Porão do Alemão.

Harmonia
Para Ramiro Gomes, do Maison Gomes, Manaus se acostumou a receber e consumir os melhores vinhos do mundo. “Vamos estar com uma carta bem diversificada para quem quiser harmonizar massas, carnes e peixes, com um bom vinho”, afirma Ramiro.

O mercado de cervejas artesanais também vai estar em O Mercado, com sete tipos, todos produzidos por metres cervejeiros locais. Um beer trailer vai estar na área dos food trucks com a produção que deve atingir 120 litros das melhores brejas made in Amazonas.

“Já existem apaixonados por cerveja que agora estão fabricando na cidade. E são rótulos especialíssimos, de cervejas de altíssima qualidade. Nós vamos dispor delas, em primeira mão, para quem for à feira”, diz George Costa, proprietário do Barão Cervejas e do Beer Trailler.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir