Dia a dia

Passeata chama atenção para violência contra idosos em Manaus

A passeata foi realizada em torno da Fundação Doutor Thomas (FDT) - foto: Michelle Freitas

A passeata foi realizada em torno da Fundação Doutor Thomas (FDT) – foto: Michelle Freitas

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, foi realizada uma passeata na manhã desta quarta-feira (15), em torno da Fundação Doutor Thomas (FDT), bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus.

As atividades da semana de combate a violência contra o idoso vêm sendo desenvolvidas desde ontem (14), no Parque Municipal do Idoso (PMI). A ação tem como objetivo conscientizar a população.

De acordo com a diretora-presidente da FDT, Martha Cruz, os trabalhos serão feitos até sexta-feira (17) e durante essa semana os idosos serão atendidos por psicólogos e orientados sobre como realizar as denúncias.

“Nos reunimos para um abraço simbólico, pedindo o fim da violência contra o idoso. Queremos conscientizar a população e orientar os idosos como fazer a denúncia, pois hoje atendemos um total de 112 idosos na FDT. Por conta da idade, o idoso se torna uma pessoa mais vulnerável e frágil, o que faz com que se torne uma vítima em potencial”, disse Martha Cruz.

Conforme os dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), em 2015 foram registrados mais de 9 mil crimes contra idosos. Houve uma redução de 17,1% na taxa dessas ocorrências, no período de janeiro a abril deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.

A maioria dos casos é de abandono e negligências, além de crimes sexuais e financeiros, entre outros.
As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, que opera 24 horas por dia, pelo Disque 165 (Padi) ou pelo número (92) 3214-5800, da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso.

Por Mara Magalhães

Colaborou Michelle Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir