Dia a dia

Parque da Criança e Paço da Liberdade são opções para excursões escolares

Parque da Criança e Paço da Liberdade são opções para excursões escolares. - foto: divulgação

Parque da Criança e Paço da Liberdade são opções para excursões escolares. – foto: divulgação

Alunos de escolas públicas e particulares têm mais duas opções para excursões culturais em Manaus. O Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, e o Paço da Liberdade, no Centro Histórico, oferecem o agendamento de visitas gratuitas para turmas escolares.

Ambos os espaços são administrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Para o público infantil, uma boa pedida é visitar o Parque Cidade da Criança. Inaugurado em 2011, o espaço conta com uma estrutura que inclui áreas voltadas a atividades lúdicas e socioeducativas, como o cineminha, teatro, biblioteca, labirinto, playground, e a Vila Feliz, uma ‘minicidade’ com direito a casas, ruas e até sinalização de trânsito.

Outro destaque é a tirolesa, voltada a crianças de 5 a 12 anos. Todo o passeio é conduzido pela equipe de recreadores e monitores.

Para a diretora do parque, Socorro Andrade, a excursão é uma forma de proporcionar além da diversão às crianças, a integração entre elas. “Nesse mundo cada vez mais tecnológico, prezamos aqui no parque pelo resgate das brincadeiras antigas. Muitas crianças não têm acesso a um espaço assim no dia a dia, então o parque funciona como uma espécie de grande quintal onde elas vêm brincar”, destacou Socorro.

O agendamento de visitas ao Parque Cidade da Criança deve ser feito por meio do e-mail parquecidadedacrianca@gmail.com. Após a confirmação, uma lista de instruções será encaminhada previamente, para garantir a segurança das turmas.

“Entre algumas recomendações, pedimos que as turmas contem com a presença de pelo menos dois adultos a cada dez crianças, para que eles também acompanhem os pequenos na excursão”, afirmou a diretora do parque.
O Parque Cidade da Criança está localizado na Avenida André Araújo, s/n, com entrada pela Rua Castro Alves, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade.

Tour histórico

Já no Paço da Liberdade, o tom da excursão mistura passado e presente, explorando história, cultura e arte. Em cerca de 40 minutos, as turmas percorrem todo o museu acompanhadas por um guia. O percurso inclui as mostras permanentes e de longa duração em cartaz no Paço, como a Coleção Thiago de Mello e a Pedra Fundamental da Pinacoteca Municipal.

A arquitetura neoclássica do local também chama a atenção, bem como a exposição de arqueologia que revela urnas funerárias que remontam ao período por volta de 900 a.C. a 1000 d.C e foram conservadas durante a restauração do espaço.

As visitas no Paço podem ser feitas pela manhã ou tarde, entre 9h e 17h, com entrada da última turma às 16h30. O agendamento pode ser feito por meio do telefone (92) 3622-4991 ou pelo e-mail paco.museu@gmail.com. As turmas devem ser acompanhadas por professores das áreas de história, artes ou arqueologia.

O Paço da Liberdade está localizado na Rua Gabriel Salgado, s/n, em frente à Praça Dom Pedro II, no Centro, nos arredores do Palácio Rio Branco. Desde sua reinauguração em 2013, o espaço tem se consolidado como uma opção cultural da cidade e tem chamado a atenção em eventos como o Passo a Paço, realizado no final de maio deste ano, e a I Mostra Manaus de Artes Visuais.

Com informações da assessoria.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir