Política

Parlamentares da Aleam se solidarizam a deputados ameaçados por vereador de Coari

Aleam

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) se solidarizaram na manhã desta terça-feira (5), durante sessão plenária, aos deputados Luiz Castro (PPS) e Abdala Fraxe (PTN), que foram ameaçados pelo presidente da Câmara Municipal do Munícipio de Coari, vereador Iranilson Medeiros (DEM), o ’Iran’, na última quarta-feira (29).


As agressões verbais e ameaças de agressão física contra os dois deputados aconteceram após os parlamentares defenderem publicamente a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em empossar o prefeito de Coari, Raimundo Magalhães (PRB). Além disso, os deputados também denunciaram desmandos na administração pública do município, cometidos por Iran Medeiros.
Em vídeo divulgado na internet é possível ouvir as ameaças proferidas durante sessão na câmara de Coari pelo vereador. “Vou te encontrar no shopping, na rua, onde te encontrar, o primeiro murro que eu te der vai ser na tua cara”, diz Iran Medeiros atacando os parlamentares.
O deputado Luiz Castro se manifestou durante a sessão plenária agradecendo o apoio dos companheiros e garantiu que vai procurar seus direitos. “Vou continuar fazendo meu trabalho e defendo os direitos da população, mas vou buscar a justiça para que isso não se repita mais”, afirmou o deputado.
Ainda de acordo com o deputado, essa perseguição existe pelas inúmeras vezes que defendeu a população do município e as várias denúncias feitas por ele, que levaram à prisão do ex-prefeito Adail Pinheiro, condenado por exploração sexual.
Para o deputado Abdala Fraxe, a questão não é politica e sim pelo fato do vereador ter sido “afastado” dos cofres de Coari. “Não é a questão politica que está doendo nessas pessoas. é o simples fato de estarem afastadas dos cofres de Coari. Esta é a principal dor que eles estão sentindo há quinze dias”, disse.
O parlamentar disse ainda que está preparado para este tipo de situação. “De onde vem uma ação, a reação pode ocorrer no sentido contrario e para isso nós vamos estar preparados”, pontou o Fraxe.Os deputados não informaram que medidas vão tomar em relação às declarações e ameaças feitas pelo vereador, mas afirmaram que será em âmbito judicial.
Além dos dois deputados citados, outros parlamentares também se manifestaram repudiando as agressões feitas Iran. Para o deputado Bosco Saraiva (PSDB), as ameaças feitas na tribuna do município não foram feitas somente aos dois deputados e sim a todos que pertencem a Aleam. “Isso mostra o despreparo desse cidadão para o exercício do mandato legislativo, a politica se faz com respeito”, pontou Saraiva.
O deputado Adjunto Afonso (PP) considerou a atitude do vereador como desrespeitosa e totalmente desfavorável ao parlamento do Amazonas e ao povo de Coari. “Repudio totalmente tais agressões e apoio os companheiros”.
Adjunto aproveitou para parabenizar os deputados ofendidos. “Vossas excelências cumpriram os seus papeis de fiscalizar e denunciar em defesa do povo de Coari. E nós, como parlamento, estamos aqui para repudiar”, destacou Afonso.

 

Por Mairkon Castro (especial EM TEMPO Online)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir