Política

Parlamentar requer do governo do Estado apoio para recuperar a identidade Cultural de comunidade Indígena no Tarumã

Indigenas

A comunidade é formada por vinte e duas etnias indígenas. foto: divulgação/ Ascom

A vereadora Vilma Queiroz (PHS) desde o mês passado vem se reunindo com o governador do Estado do Amazonas, José Melo (PROS) em busca de apoio para a comunidade ‘Parque das Tribos’, que fica localizada no assentamento do bairro Tarumã, zona Oeste da capital.

Formada por vinte e duas etnias que englobam as principais tribos que compõem a cadeia indígena do Estado do Amazonas, o assentamento ‘Parque das Tribos’ é hoje uma das maiores comunidades indígenas existentes na zona urbana da capital.

Paralelo a esse convívio em meio à zona urbana, acarreta uma serie de fatores e um deles são a perda da identidade cultural e costumes, o principal é a perda língua nativa.

Essa preocupação da perda da língua é que fez o cacique da comunidade ‘Messias’ a procurar a parlamentar para solicitar a ela que intermediasse esse pedido junto ao governo do Estado, através dos órgãos responsáveis.

Ainda com informações do cacique esse pedido inclui a construção do complexo ‘Parque das Tribos’ que vai englobar aulas para o resgate das línguas, além, de propiciar o resgate cultural com seus costumes e hábitos indígenas nativos de cada tribo.

De acordo com a parlamentar esse resgate cultural é de total importância para o Estado, pois, cada um de nós temos sangue indígena e nossas raízes são fruto dessas junções.

“É muito importante esse resgate cultural, pois, significa muito para todos nós, pois os indígenas são parte de nós, temos parte de nossas raízes culturais dos índios, nossos costumes têm ligação direta deles e a linguagem é fundamental para o resgate cultural” ressaltou a parlamentar.

 

Com informações da Assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir