Sem categoria

Parintins instala Comissão de Combate à Corrupção

Solenidade contou com a presença do presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy (2º à esq.) e com demais representantes da sociedade local - foto: Tadeu de Souza

Solenidade contou com a presença do presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy (2º à esq.) e com demais representantes da sociedade local – foto: Tadeu de Souza

Parintins (AM) – Com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, de juristas, juízes e promotores, foi instalado, ontem, o Comitê de Combate à Corrupção no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), formado por representantes da sociedade civil.

Para Choy, a iniciativa mostra que há uma mobilização da sociedade civil, atualmente, em todos os quadrantes no sentido de exigir transparência e ética na atividade pública.

Ele enfatizou a ação do Ministério Público do Estado (MPE), que passa a receber apoio do comitê. “Quero destacar na formação do comitê o papel do Ministério Público do Estado, por meio do promotor eleitoral Flávio Mota, principalmente agora num ano eleitoral onde se potencializa a questão do abuso do poder econômico, acho de suma importância a criação do comitê”, afirmou.

O professor Aleksandro Medeiros, um dos integrantes do Comitê de Combate à Corrupção, disse que a ideia é trabalhar para que Parintins tenha uma eleição livre da corrupção.

“Nós queremos na verdade conscientizar a sociedade civil, indo às escolas, às associações de bairros, aos segmentos sociais mostrando a importância de uma política decente, uma eleição limpa, sem compra de voto. Principalmente, vamos trabalhar de mãos dadas com o Ministério Público”, assegurou.

O cientista político Carlos Santiago, o primeiro a falar na solenidade, destacou a importância do município instalar um Comitê de Combate à corrupção.

OAB inaugura representação na cidade

Ainda em Parintins, o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, inaugurou a primeira representação da ordem na calha do Baixo Amazonas. A representação funcionará numa sala do Fórum de Justiça Vidal Pessoa, que leva o nome do advogado Algenor Maria da Costa Teixeira, já falecido.

Choy afirmou que a sala conta com toda estrutura para o atendimento dos advogados de Parintins, como computadores, scanner, internet e outros. “É um passo para que, futuramente, tenhamos em Parintins uma subsecção da OAB”.

O advogado Narcizo Picanço, presidente da Academia Parintinense de Letras, foi um dos pioneiros na luta para implantar em Parintins uma representação da ordem. “Estou muito feliz em ver os resultados de uma luta minha e de outros advogados para que chegássemos a este momento”, afirmou.
Por Tadeu de Souza

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir