Política

Parintins conta com oito pré-candidatos à prefeitura

Prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás (PSD) articula alianças para sua candidatura à reeleição- foto: Tadeu de Souza

Prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás (PSD) articula alianças para sua candidatura à reeleição- foto: Tadeu de Souza

A menos de seis meses para as convenções que deverão definir as candidaturas majoritárias, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) pelo menos oito partidos estão posicionando seus pré-candidatos à sucessão do prefeito Alexandre da Carbrás (PSD), candidato natural à reeleição.

Entre os cotados estão o deputado estadual Frank Bi Garcia (PSDB), o ex-vereador Juscelino Melo Manso (PSB), a empresária Márcia Baranda (PMDB), o ex-vice-prefeito Messias Cursino (PMDB), o vereador Mateus Assayag (PR), o ex-vereador Francisco Vasconcelos (PDT) e o empresário Lázaro Teixeira (PT).

Dentre todos os prefeituráveis, Bi Garcia é o que menos teria chance de homologar sua candidatura, já que teve suas contas reprovadas na corte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e estaria enquadrado na Lei da Ficha Limpa, sendo impedido de disputar o pleito.

Entretanto, o parlamentar – que já foi prefeito de Parintins – argumenta que o Tribunal de Contas acatou um pedido de revisão de suas contas e como não há ainda nenhuma decisão sobre o recurso o processo de suas contas não transitou em julgado.

O grupo político em Parintins do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), tem três pré-candidatos: a empresária Márcia Baranda e o ex-vice-prefeito, Messias Cursino. O terceiro nome é o do vereador Mateus Assayag (PR).

Dos três, Márcia Baranda e Mateus Assayag são os que estão mais em evidência. Ambos compraram espaços em emissora de rádio parintinense para popularizar seus nomes. Márcia, que preside o PMDB Mulher, vai além de seu programa. Desde o ano passado comanda ações sociais desenvolvidas na cidade e na zona rural.

O pré-candidato do PSB, advogado e ex-vereador Juscelino Melo Manso apresenta de segunda à sexta-feira um programa de televisão na TV Em tempo/SBT, emissora do grupo Raman Neves de Comunicação. Adotou uma linha reflexiva, evitando a crítica contundente. “Acho que o mais importante é discutir o problema apontando uma solução”, afirmou.

Pelo PT, que acaba de deixar o governo municipal, o nome cogitado para a disputa é o do ex-vereador Lázaro Teixeira. O PDT escalou o empresário Francisco Vasconcelos para representá-lo na briga pela prefeitura tupinambarana.

Reeleição

Por seu turno, o prefeito Alexandre da Carbrás vem costurando o apoio de outras siglas para disputar a reeleição. Hoje tem como seu principal aliado o Pros, presidido em Parintins pelo ex-prefeito Eneás Gonçalves.

Carbrás conta também na disputa pela reeleição com o apoio do PPS, PCdoB e iniciou uma conversa com o DEM, por meio do presidente municipal da sigla, o ex-vereador Marcos Vila Real.

“Temos nos encontrado com lideranças de outras siglas que por enquanto vamos manter em sigilo, mas que são pesos-pesados no apoio à nossa reeleição”, disse o prefeito.

Por Tadeu Souza

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir