Cultura

Parceria salva o ‘Concerto de Natal’ do Amazonas

O auto de Natal será apresentado no dia 17 e 18 de dezembro, às 20h - foto: Ione Moreno

O auto de Natal será apresentado no dia 17 e 18 de dezembro, às 20h – foto: Ione Moreno

Até R$ 2 milhões cedidos pela iniciativa privada serão disponibilizados para a montagem do tradicional Concerto de Natal promovido pelo governo do Estado. Em coletiva na manhã de ontem, o secretário de Cultura, Robério Braga, reconheceu que o governo não tem recursos em caixa para investir do espetáculo, por isso, segue firmando parcerias, a exemplo do que vem ocorrendo em outros festivais, como o Festival Folclórico de Parintins.

“Teremos apoio da Coca-Cola, assim como foi ano passado. Ainda não sabemos em quanto ficará orçado o concerto porque este ano iremos trabalhar em cima de uma nova concepção.Mas a Coca-Cola disponibilizará R$ 2 milhões. Do governo sairá todo o entusiasmo e o investimento na formação dos artistas ao longo de todo o ano”, apontou Robério Braga.

Denominado ‘O arauto dos brinquedos’, o espetáculo com duração de uma hora e 15 minutos não será apresentado na área externa do largo São Sebastião e sim no palco do Teatro Amazonas. Ao todo, serão realizadas nove apresentações do auto de Natal, dos dias 17 a 23 de dezembro. Todos os 700 lugares do teatro ficarão à disposição do público.

Quem não conseguir vaga dentro do teatro, poderá acompanhar o espetáculo por meio de um telão de LED, que será instalado no largo São Sebastião. Durante todos os dias, o espetáculo também será transmitido pela TV Cultura.

No dia 25 de dezembro, não haverá apresentação ao vivo. A gravação do concerto será transmitida pela TV Cultura. De acordo com o secretário, este novo formato de espetáculo natalino, restrito ao interior do Teatro Amazonas, não representará uma queda na produção ou mesmo um retrocesso. “Será um espetáculo em palco italiano, dentro do teatro Amazonas, mais intimista. Parece uma reversão, mas não é, será mais complexo e construído nos moldes de um musical”, afirmou.

O espetáculo contará com 180 artistas em cena e será dirigido pelo paulista Jorge Takla. “Será um desafio por ser o primeiro ano no novo formato, que tornará mais intimista. Um palco italiano traz a informação mais focada, o artista fica mais exposto e a emoção mais aguda. Tudo fica mais contundente”,disse Takla.

O auto é uma adaptação da obra do dramaturgo amazonense Alfredo Fernandes “Lágrimas de Brinquedo”, realizada pelo autor, historiador e diretor de teatro Jorge Bandeira, que foi batizada como ‘O arauto dos brinquedos’.

Dentre o elenco, estão confirmados o cantor Zezinho Correia, que vai interpretar o protagonista Alfredo Fernandes, as cantoras Kelly (da dupla Kelly e Klinger), Gabriele Maria (do grupo vocal dos Corpos Artísticos do governo do Estado) e Yasmin Larissa (do Coral Infantil do Claudio Santoro) viverão a personagem Dorinha e o experiente ator Paulo Queiroz e Francisco Mendes interpretarão o Coelhinho Branco.

Como serão nove apresentações, foi selecionado um grande elenco para que possa ser feito o revezamento. A montagem será produzida por profissionais de Manaus e de outros estados.

Já foi confirmado Miguel Briamonte na música, Marcos Apolo Muniz no cenário, Marcelo Marques no figurino, Ney Bonfante na iluminação e Tania Nardini na cenografia. A direção musical é assinada pelo maestro Marcelo de Jesus e a regência pelo maestro Luís Fernando Malheiro.

O auto de Natal será apresentado no dia 17 e 18 de dezembro, às 20h. No sábado (19/12), haverá duas apresentações, às 17h e 20h. No do-mingo (20) às 11h, 17h e 20h. Na segunda-feira (21), terça-feira (22) e quarta-feira (23) às 20h.

Por Ive Rylo

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir