Dia a dia

Paralisação na São Pedro prejudicou 10 mil usuários de coletivos na manhã desta quarta em Manaus

Para obter o aumento na Justiça, o Sinetram se baseou em estudo da consultoria Ernest Young - foto: Marcio Melo

Para obter o aumento na Justiça, o Sinetram se baseou em estudo da consultoria Ernest Young – foto: Marcio Melo

Pelos menos 10 mil pessoas das zonas Oeste, Centro-Oeste e Norte de Manaus foram afetadas com a paralisação pontual da empresa de transporte público Viações São Pedro, situada no bairro Redenção. A retenção dos coletivos começou por volta das 4h30 e terminou às 6h desta quarta-feira (22).

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM), a categoria reivindica o adiantamento salarial, que deveria ter sido pago na última segunda-feira (20), porém, até o momento não foi efetuado.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) não foi informado sobre a paralisação e pretende entrar com uma ação na Justiça.

Conforme o Sinetram, essa é a terceira paralisação feita esta semana sem o conhecimento da entidade, as outras ocorreram na segunda-feira (20), nas empresas Açaí e Líder.

Reajuste

Enquanto os trabalhadores paralisam reivindicando pagamento, a população deverá ‘pagar o pato’ pela briga entre a prefeitura e os empresários para o reajuste da tarifa, autorizado no início desta semana pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam).

A questão será definida na próxima semana, afirmou a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM). Uma reunião que definirá o percentual do aumento e os mecanismos utilizados para justificar o novo valor, marcada para a próxima sexta-feira (24), na sede do Procon-Amazonas, contará com a presença dos órgãos de defesa do consumidor, Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Procuradoria do Município e representantes das empresas de transporte.

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir