Sem categoria

Parabéns, Manaus! EM TEMPO lança documentário em homenagem aos 346 anos da capital

Foto Capa Niver Manaus

Neste sábado (24), quando Manaus completa 346 anos, o jornal EM TEMPO presenteia os moradores da “capital da Amazônia” com a revista ‘Velhos endereços, novos destinos’. Com imagens em 3D, que retratam a cidade de séculos passados, a revista reproduz sob o mesmo ângulo a Manaus de hoje e a Manaus de antigamente, ressaltando as mudanças pelas quais a cidade passando ao longo do tempo.

Mais do que uma revista, o produto encartado na edição impressa de aniversário do EM TEMPO é um documento histórico, com o qual os mais velhos certamente irão se emocionar e os mais novos vão se surpreender com uma cidade que não se vê mais em sua integridade, mas que pode ser observada em seus aspectos mais marcantes e que remontam a velhos endereços. A revista, na versão online, estará disponível a partir das 14 h de hoje.

CAPA - CADERNO Capa Album

Paris dos Trópicos

As imagens – gentilmente cedidas pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam) – retratam uma Manaus pacata, a Manaus dos bondes, dos prédios deslumbrantes, das amplas praças, das pessoas elegantemente vestidas com ternos, chapéus e vestidos alinhados. Uma Manaus que se comportava como a “Paris dos Trópicos”, onde os costumes europeus ditavam comportamentos e modos de vida.

Séculos depois, coube à subeditora de fotografia, Ione Moreno, sair às ruas da cidade, sempre nas primeiras horas da manhã, para retratar uma Manaus cada vez mais frenética e ocupada. “Para que pudéssemos retratar o mesmo ângulo foi necessário fazer as fotos sempre pela manhã, e grande parte delas foi feita aos finais de semana, que é quando a cidade está mais tranquila, sem tantos carros ou pessoas transitando em frente aos locais. Só assim tive a oportunidade de eternizar cada um dos momentos que foram pré-selecionados pela diretoria do jornal. Para mim foi gratificante fazer parte desse projeto e, sobretudo, poder conhecer um pouco mais dessa cidade que acolheu a mim e a tantos outros”, conta.

As mais de cem fotos selecionadas passaram pelo crivo da diretoria do EM TEMPO e 11 delas compõem a revista 3D comemorativa ao aniversário de Manaus. Algumas delas foram um desafio, uma vez que, como no caso do cinema Guarany, o prédio perdeu completamente as referências históricas e hoje em nada lembra a funcionalidade de outros tempos.

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir