Sem categoria

Para poupar, amazonenses mudam hábitos de viagem

Agências de turismo de Manaus têm registrado mudança de hábito dos turistas amazonenses, que estão reduzindo o número de viagens por ano e buscam destinos mais em conta dentro do território nacional - foto: Arthur Castro

Agências de turismo de Manaus têm registrado mudança de hábito dos turistas amazonenses, que estão reduzindo o número de viagens por ano e buscam destinos mais em conta dentro do território nacional – foto: Arthur Castro

O costume do amazonense de viajar no fim de ano ficou comprometido por conta dos altos preços de pacotes em agências de turismo de Manaus. De acordo com empresas do setor, o público local tem trocado as viagens ao exterior pelo turismo em cidades brasileiras, com preferência por Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Para tentar atrair a clientela, as agências de viagens têm procurado pacotes acessíveis para quem quer passar as férias fora do Amazonas. Conforme apurou o EM TEMPO, a alta na cotação do dólar tem influenciado na escolha do destino finaldos amazonenses.

Na agência de viagens Via Mundo Turismo, no Centro, o destino mais procurado pelos amazonenses no fim de ano é o Nordeste brasileiro, além da capital do Rio de Janeiro. De acordo com o sócio da agência, Joaquim Júnior, o turista amazonense paga, aproximadamente, R$ 4 mil, em média, por um bom pacote de viagem.

“O amazonense gosta é de promoção. Nacionalmente, as cidades de Fortaleza e do Rio de Janeiro são as mais procuradas, principalmente na época do Réveillon, assim como Miami e Orlando, nos Estado Unidos, por causa da grande quantidade de parques e lojas de grifes”, disse.

Na agência de viagens Flytour, no bairro de Aparecida, Zona Sul, além dos destinos tradicionais do Nordeste, a procura para pacotes de Réveillon na capital paulista também está satisfatória. Na maioria dos pacotes estão inclusos diárias do hotel, translado, passagens aéreas e entradas para shows.

O empresário Eder Pontes, 30, dono da franquia Clube Turismo Manaus, no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste, informou que pacotes para o Canadá também estão com preços vantajosos. “As taxas variam diariamente, mas para o Canadá, por exemplo, um pacote específico com hotel, veículo e passagens aéreas está custando algo em torno de R$ 2,5 mil por pessoa. Muitas vezes sai mais barato viajar para o exterior do que para o restante do país”, disse.

Planejamento

Casada com um economista, a administradora Marcele Bandeira, 52, informou que o número de viagens realizadas anualmente diminuiu por conta dos preços, mas apesar disso, nunca deixou de realizar as tão sonhadas programações de férias.

“Viajávamos duas ou mais vezes por ano, sempre nas férias de janeiro e julho, agora é preciso escolher apenas uma. Mas apesar disso, nunca deixamos de viajar, porque realizamos um planejamento. Assim que a gente volta de uma viagem, eu, meu marido e meu filho já começamos a economizar para uma próxima. Gostamos muito do Nordeste, mas preferimos o Rio de Janeiro e os Estados Unidos”, revelou.

Por Luiz Henrique Oliveira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir