Mundo

Para líder da campanha pelo ‘Brexit’, voto pela permanência deve vencer

 A comissão eleitoral do Reino Unido registrou número recorde de inscritos para votarem no plebiscito desta quinta: mais de 46,4 milhões de pessoas - foto: divulgação

A comissão eleitoral do Reino Unido registrou número recorde de inscritos para votarem no plebiscito desta quinta: mais de 46,4 milhões de pessoas – foto: divulgação

Uma das principais vozes em defesa da saída britânica da União Europeia, o líder do partido ultraconservador Ukip, Nigel Farage, disse, na noite desta quinta-feira (23) que o voto pela permanência no bloco deve “ficar na frente”.

“Foi um processo de plebiscito extraordinário, a participação parece ter sido excepcionalmente alta e parece que o ‘ficar’ vai ficar na frente”, admitiu Farage à Sky News logo após o fechamento das urnas, às 22h locais (18h em Brasília).

Uma pesquisa do conceituado Yougov divulgada assim que a votação encerrou -mas que não é uma boca de urna- coloca o voto pela permanência à frente, numa diferença de 52% contra 48%.

O levantamento foi encomendado pela Sky News e as consultas foram conduzidas antes desta quinta (23), sobre como as pessoas entrevistadas pretendiam votar no dia.

“Os resultados são próximos e é muito cedo para serem considerados definitivos. Mas esses resultados, somados às recentes tendências e precedentes históricos, sugerem uma vitória da permanência”, diz o Yougov em nota enviada à imprensa.

A comissão eleitoral do Reino Unido registrou número recorde de inscritos para votarem no plebiscito desta quinta: mais de 46,4 milhões de pessoas. O número representa 145 mil eleitores a mais que o contabilizado nas eleições gerais de 2015.

As pesquisas de intenção de voto anteriores indicavam que os eleitores chegaram ao dia do plebiscito divididos. A média das pesquisas compilada pelo jornal “Financial Times” até a véspera dava empate técnico, com uma pequena vantagem para os que querem permanecer: 47% para ficar e 45% para sair do bloco europeu.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir