Dia a dia

Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para Arquidiocese de Manaus

Monsenhor Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos pertence à congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB) - foto: ISMA

Monsenhor Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos pertence à congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB) – foto: ISMA

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (12), o padre Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM). O anúncio foi divulgado no órgão oficial de comunicação do Vaticano, L’Osservatore Romano, no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

De acordo com a Inspetoria São Domingos Sávio, as datas da ordenação episcopal e posse na Arquidiocese de Monsenhor Edmilson Canavarros dos Santos, ainda serão definidas. O padre pertence à Congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB) e atualmente é diretor da Obra Social Paulo VI, em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul.

O líder da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (Isma), padre Francisco Alves de Lima, mais conhecido como Pe. Chicão, destacou que a nomeação episcopal do Pe. Edimilson vem reforçar o trabalho de evangelização na Arquidiocese de Manaus.

“Primeiro lugar é uma alegria para Manaus a nomeação de um novo bispo auxiliar que vai trabalhar junto com Dom Sérgio, com a comunidade, na animação dos leigos, de padres e religiosos. Ele vai encontrar uma excelente acolhida, porque o povo manauara é acolhedor. Então, ele vai se sentir em casa e é uma grande alegria tê-lo conosco” disse.

De acordo com o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, Pe. Edimilson provavelmente chegará no final do ano.

“Muito boa a notícia de que vamos receber um novo bispo auxiliar. O padre vem somar ao nosso trabalho pastoral, principalmente porque ele é jovem, tem uma vasta experiência com a juventude, além de ser estudioso e possuir bastante conhecimento para compartilhar”, afirmou.

Trajetória vocacional

Padre Edmilson Tadeu é natural de Corumbá (MS), nasceu no dia 3 de dezembro de 1967. É o oitavo filho dentre os doze do casal Jacinto dos Santos (falecido) e de Elirene Canavarros dos Santos. Estudou no Colégio Santa Teresa em Corumbá, onde, foi despertada sua vocação. Entrou no pré-aspirantado no ano de 1982, em Araçatuba, em São Paulo. Fez a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1988 na Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos) e foi ordenado sacerdote no dia 7 de dezembro de 1996.

Fez Filosofia na Obra Social Paulo VI, em Campo Grande (MS), de 1988 a 1990; e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, de 1993 a 1996. Padre Edimilson Canavarros é formado em Educação, participou de cursos de pós-graduação de acompanhamento espiritual, ética sexual e espiritualidade salesiana.

Em 7 de dezembro de 1996, em Campo Grande, foi ordenado padre, tendo sua primeira missão a formação no noviciado localizado em Indápolis (MS), de 1997 a 1998. Fez experiência de estudos em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) na Itália.

Em 2014 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, até os dias atuais onde também dirige a Obra Social Paulo VI, em Campo Grande.

Manoela Moura
Portal EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir