Sem categoria

‘Padre Zezinho’ é o novo bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus

A ordenação episcopal aconteceu no Centro de Convenções Studio 5,  Zona Sul, com início às 17h. O bispo ordenante foi Dom Sérgio Castriani - fotos: Joandres Xavier

A ordenação episcopal aconteceu no Centro de Convenções Studio 5, Zona Sul, com início às 17h. O bispo ordenante foi Dom Sérgio Castriani – fotos: Joandres Xavier

Em um dia histórico para a Igreja Católica do Amazonas, o então padre João Albuquerque de Araújo, conhecido popularmente como ‘Padre Zezinho’, é o primeiro presbítero amazonense a assumir o posto de bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus.

A ordenação episcopal aconteceu no Centro de Convenções Studio 5,  Zona Sul, com início às 17h. O bispo ordenante foi Dom Sérgio Castriani.

A cerimônia, que teve milhares de fiéis, também contou com a presença do bispo auxiliar Dom Mario Antônio, e dos bispos eméritos Dom Luis Soares Vieira e Dom Mário Pascoalotto, na  função de coordenantes, além de dezenas de padres e diáconos locais. O lema episcopal escolhido por João Albuquerque para a ordenação foi “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês”.

bispo--auxiliar---lavando-pés

João Albuquerque é formado em Filosofia e Teologia e Teologia Dogmática. Também cursou mestrado em Gestão Educacional. Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 1996, pelo então bispo Dom Luiz Soares, e incardinado na Arquidiocese de Manaus.

No decorrer do seu ministério sacerdotal, assumiu inúmeros cargos, entre eles o de administrador paroquial e pároco em várias paróquias e formador. Atualmente, é Reitor do Seminário Arquidiocesano “São José” e docente de Teologia no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes).

Por Joandres Xavier

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir