Cultura

Paço da Liberdade tem concerto de música grátis neste sábado (14) e domingo (15)

orquestra

A Orquestra Vozes da Ufam fará um concerto, às 20h de sábado, como parte da programação da visita da comitiva estrangeira do Instituto Internacional de Teatro (ITI) – foto: divulgação

O Paço da Liberdade abre as portas para a música e a visitação pública neste sábado, 13, e domingo, 14, das 14h às 20h. A Orquestra Vozes da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) fará um concerto gratuito, às 20h de sábado.


A apresentação faz parte da programação da visita da comitiva internacional do Instituto Internacional de Teatro (ITI, sigla em inglês para International Theater Institute) que está na cidade para discutir a realização do 35° Congresso Internacional de Teatro, evento voltado às artes cênicas que será realizado pela Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em Manaus, na primeira semana de junho de 2016.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o concerto é representativo, pois apresenta para a população o museu do Paço como um lugar também para a música, além de ser a atração principal para a recepção da comitiva formada por dirigentes do Instituto Internacional de Teatro, instituição coordenadora do Congresso ao lado do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

“Os dirigentes estão conhecendo um pouco da nossa cultura e o centro histórico é um dos cartões-postais da cidade. Além do local, o concerto também vai mostrar um pouco da música amazonense. Tudo isso também é interessante para quem mora em Manaus e que está redescobrindo nosso Centro Histórico”, disse Bernardo.

No repertório da Orquestra Vozes da Ufam, que é comandado pelo maestro Adelson Santos, estarão trechos do espetáculo “Dessana, Dessana”, escrito por Aldísio Filgueiras e pelo presidente do Concultura, Márcio Souza. O musical conta a história da criação do mundo, segundo a visão dos índios Dessana. A outra parte do concerto será dedicada a Música Popular Brasileira (MPB).

A comitiva internacional é formada pelo presidente do ITI Mohammed Saif AL-Afkham; o diretor Tobias Biancore; o secretário Ali Mahdi; o representante da cadeira da África, Hamadou Mande e o representante da cadeira do Vietnã, Le Quy Duond.

Congresso Internacional de Teatro

No próximo ano, Manaus será invadida por artistas de todo o mundo. Pela primeira vez, o Brasil vai sediar o Congresso Internacional de Teatro, e Manaus foi escolhida como a cidade para receber o evento. O Congresso é realizado pelo Instituto Internacional de Teatro, entidade vinculada à Unesco e a maior representação política das artes cênicas no mundo.

São esperados aproximadamente 1500 artistas e estudantes de todo o mundo, e alguns países como China, Cuba, Chipre e Suécia já confirmaram representantes e disponibilizaram apresentações para serem realizadas em Manaus durante o evento.

Além disso, espera-se que mais de mil estudantes de regiões e países vizinhos participem da programação. O objetivo do Congresso é promover a discussão das diretrizes e dos rumos do teatro no mundo e, com a Mostra Internacional de Teatro, promover o intercâmbio cultural e artístico entre os países.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir