Cultura

Paço da Liberdade recebe ‘Festa da Música Francesa’ neste fim de semana

O evento será aberto ao público com início às 18h e término às 22h para ambos os dias e contará com repertório de coral, apresentações de músicas e performances em francês dos alunos e professores - foto: divulgação

O evento será aberto ao público com início às 18h e término às 22h para ambos os dias e contará com repertório de coral, apresentações de músicas e performances em francês dos alunos e professores – foto: divulgação

O evento de origem francesa “Fête de la Musique”, a Festa da Música, acontece neste próximo sábado (20) e domingo (21), no Paço da Liberdade, localizado no Centro Histórico de Manaus, com entrada franca para o público. A comemoração acontece em todo dia 21 de junho, em varias cidades francesas e países francófonos em todo mundo.

Em Manaus o evento será aberto ao público com início às 18h e término às 22h para ambos os dias e contará com repertório de coral, apresentações de músicas e performances em francês dos alunos e professores, além da exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50”, da artista Fernanda Gomides.

Haverá presença ainda de food trucks e food bikes da cidade oferecendo ao público diversas comidas, inclusive com alusão à gastronomia francesa. O evento será encerrado com uma apresentação da cantora lírica Isabelle Sabrié, na noite de domingo.

O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, reforça que os espaços culturais da Prefeitura de Manaus, administrados pela Manauscult, estão de portas abertas para parcerias com a iniciativa privada que desenvolvam projetos gratuitos para a população. “A maior parte dos nossos espaços estão localizados em uma área que é turística: o Centro Histórico de Manaus. E é por meio da cultura que vamos atrair os olhares da população para um dos lugares mais bonitos e importantes da nossa cidade”, disse.

O evento é realizado pela Aliança Francesa de Manaus em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e acontece anualmente na sede da instituição e pela primeira vez será realizado em um espaço público, expandindo-se para um maior número de pessoas.

A Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos presente em todo o mundo e cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesas.

“Estamos felizes em poder mostrar ao público um pouco da cultura e de como nos divertimos com esse evento. É uma oportunidade a todos, tanto de conhecer o que fazemos quanto dar luz ao Paço da Liberdade. A Manauscult se mostrou disposta em todos os momentos e sei que será um sucesso”, disse a diretora da Aliança Francesa, Luciana Cavalcante.

Exposição de bonecas

A “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50” é uma exposição de 13 bonecas de 60 centímetros de altura e que refletem os principais períodos da história do país.

Toda a indumentária foi baseada em pesquisa histórica e etnográfica da França e nasceu a partir de uma pesquisa sobre moda da figurinista Fernanda Gomides. Segundo ela, a mostra foi inspirada nas “Pandoras”, bonecas feitas por Madame Montespan, concubina do Rei Luís XVI, que tinha como objetivo mostrar o que ocorria no mundo da moda da França no século XVII.

Tradição francesa

A Festa da Música é tradicional na França e foi criada na década de 1980 para comemorar o início do verão e o começo das férias escolares no país.

Em Manaus, o evento ocorre há 34 anos como forma de incentivar os alunos a conhecerem um pouco mais da cultura francesa, além de preparar apresentações aos seus amigos e familiares.

Ao final, as melhores apresentações recebem prêmios nas categorias individual e de grupo. A Aliança Francesa é uma instituição de referência na cultura francesa presente em diversos continentes e que foi fundada em 1972 na capital amazonense.

A escola é única com diploma reconhecido na Europa e aplica os testes oficiais de proficiência da língua. Ao longo do ano, mantém uma agenda fixa de eventos e atividades como forma de fomento à cultura francesa na cidade.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir