Cultura

Paço da Liberdade recebe ‘Festa da Música Francesa’ neste fim de semana

O evento será aberto ao público com início às 18h e término às 22h para ambos os dias e contará com repertório de coral, apresentações de músicas e performances em francês dos alunos e professores - foto: divulgação

O evento será aberto ao público com início às 18h e término às 22h para ambos os dias e contará com repertório de coral, apresentações de músicas e performances em francês dos alunos e professores – foto: divulgação

O evento de origem francesa “Fête de la Musique”, a Festa da Música, acontece neste próximo sábado (20) e domingo (21), no Paço da Liberdade, localizado no Centro Histórico de Manaus, com entrada franca para o público. A comemoração acontece em todo dia 21 de junho, em varias cidades francesas e países francófonos em todo mundo.

Em Manaus o evento será aberto ao público com início às 18h e término às 22h para ambos os dias e contará com repertório de coral, apresentações de músicas e performances em francês dos alunos e professores, além da exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50”, da artista Fernanda Gomides.

Haverá presença ainda de food trucks e food bikes da cidade oferecendo ao público diversas comidas, inclusive com alusão à gastronomia francesa. O evento será encerrado com uma apresentação da cantora lírica Isabelle Sabrié, na noite de domingo.

O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, reforça que os espaços culturais da Prefeitura de Manaus, administrados pela Manauscult, estão de portas abertas para parcerias com a iniciativa privada que desenvolvam projetos gratuitos para a população. “A maior parte dos nossos espaços estão localizados em uma área que é turística: o Centro Histórico de Manaus. E é por meio da cultura que vamos atrair os olhares da população para um dos lugares mais bonitos e importantes da nossa cidade”, disse.

O evento é realizado pela Aliança Francesa de Manaus em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e acontece anualmente na sede da instituição e pela primeira vez será realizado em um espaço público, expandindo-se para um maior número de pessoas.

A Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos presente em todo o mundo e cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesas.

“Estamos felizes em poder mostrar ao público um pouco da cultura e de como nos divertimos com esse evento. É uma oportunidade a todos, tanto de conhecer o que fazemos quanto dar luz ao Paço da Liberdade. A Manauscult se mostrou disposta em todos os momentos e sei que será um sucesso”, disse a diretora da Aliança Francesa, Luciana Cavalcante.

Exposição de bonecas

A “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50” é uma exposição de 13 bonecas de 60 centímetros de altura e que refletem os principais períodos da história do país.

Toda a indumentária foi baseada em pesquisa histórica e etnográfica da França e nasceu a partir de uma pesquisa sobre moda da figurinista Fernanda Gomides. Segundo ela, a mostra foi inspirada nas “Pandoras”, bonecas feitas por Madame Montespan, concubina do Rei Luís XVI, que tinha como objetivo mostrar o que ocorria no mundo da moda da França no século XVII.

Tradição francesa

A Festa da Música é tradicional na França e foi criada na década de 1980 para comemorar o início do verão e o começo das férias escolares no país.

Em Manaus, o evento ocorre há 34 anos como forma de incentivar os alunos a conhecerem um pouco mais da cultura francesa, além de preparar apresentações aos seus amigos e familiares.

Ao final, as melhores apresentações recebem prêmios nas categorias individual e de grupo. A Aliança Francesa é uma instituição de referência na cultura francesa presente em diversos continentes e que foi fundada em 1972 na capital amazonense.

A escola é única com diploma reconhecido na Europa e aplica os testes oficiais de proficiência da língua. Ao longo do ano, mantém uma agenda fixa de eventos e atividades como forma de fomento à cultura francesa na cidade.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir