Cultura

‘Os adeuses’ da emigração espanhola é temática de exposição, em Manaus

PLATEIA_EXPOSIÇÃO (1)

Na exposição, o que se mostra, graças a Martí, é uma etapa bem concreta da emigração Espanha-América, que na década de 1950 já dava os seus últimos fôlegos – foto – divulgação

Idas, vindas, partidas, chegadas e saudades são a temática principal da exposição “Os Adeuses”, com fotografias do espanhol Alberto Martí. A exposição chega a Manaus no próximo dia 7 de abril, na Galeria do Largo, numa parceria entre o Conselho da Cultura Galega, a Embaixada da Espanha e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Com três áreas principais (A Ida, A Volta, e O Buque Santa María), a exposição mostra os momentos da partida de centenas de imigrantes galegos dos portos de Vigo, La Coruña e Galiza, na Espanha. A exposição também mostra o drama da emigração galego-espanhola para os países latino-americanos durante a primeira metade do século 20.

Na visão do secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o Amazonas ganha muito com a apresentação da exposição, uma vez que a cultura espanhola tem muita conexão com a América, e principalmente, com a história do estado. “Foram os espanhóis que pela primeira vez pisaram no Amazonas, ainda no século 16. Essa sede por sair da sua terra, essa constante emigração para outros lugares e a integração da sua cultura com as de outros povos é, sem dúvida, um valor formador da identidade de um povo”, afirma.

Para o governador do Amazonas, José Melo, mais do que o intercâmbio cultural, a cooperação entre o Governo e a Embaixada da Espanha mostra uma parceria de sucesso. “Todo o trabalho que nós desenvolvemos com diversas instituições é unicamente para beneficiar quem vive no nosso Estado, em qualquer vertente que seja, principalmente na área cultural. Temos absoluta certeza de que será um ganho para o nosso povo”, declara.

O período é considerado especialmente interessante, uma vez que a política migratória espanhola, através de organismos oficiais ou privados, tentava subsidiar ou “assistir” as saídas e as chegadas dos espanhóis.

Outro ponto especial da exposição é a área “O Buque Santa María”. Nessa área, é apresentada uma reportagem rica em detalhes sobre a peripécia do buque Santa María, que cobria a rota Caracas (Venezuela) – Lisboa (Portugal) – Vigo (Espanha). A embarcação fora sequestrada pelo Diretório Ibérico de Libertação (DRIL) no mês de janeiro de 1961 e regressou ao porto de Vigo só em fevereiro, do mesmo ano.

A exposição começa no dia 7 de abril e vai até o dia 29 de maio. No primeiro dia, a abertura acontece às 19h. Nos demais dias, até o fim do período, as imagens ficam sob os olhares do público a exposição fica aberta para visitação de terça-feira a domingo, das 17h às 21h. A entrada é gratuita, e a Galeria do Largo fica localizada no largo de São Sebastião, Centro, zona Sul de Manaus.

 

Exposição `Os adeuses`

Quando: de 7 de abril a 29 de maio (terça a domingo, das 17h às 21h)

Onde: Galeria do Largo

Quanto: acesso gratuito

 

Da redação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir