Sem categoria

Ortopedistas serão remanejados na rede pública de saúde, diz Susam

O aumento dos acidentes de trânsito também aumentou a demanda por cirurgias especializadas - foto: reprodução

O aumento dos acidentes de trânsito também aumentou a demanda por cirurgias especializadas – foto: reprodução

O remanejamento de médicos especializados em ortopedia que atuam nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) para os hospitais e pronto-socorros de Manaus, em decorrência dos casos de acidentes de trânsito, e por extensão no aumento da demanda de cirurgias especializadas, foi confirmado nesta terça-feira (1°), pelo secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza.

“Nós temos uma demanda enorme de pacientes esperando por cirurgia ortopédica, devido o índice elevadíssimo de acidentes de trânsito. Essas pessoas têm um atendimento imediato, e é necessário que seja dado procedimento nos casos. A presença do ortopedista no SPA não está resolvendo esse tipo de demanda. Nossa ideia é que esse atendimento seja otimizado. Deslocar o profissional de unidades em que ele não esteja tendo muita utilidade para unidades em que sejam melhor aproveitados”, explicou  Pedro Elias.

Ainda segundo o titular da Susam, houve uma conversa com os diretores dos hospitais e pronto-socorros Platão Araújo, João Lúcio e 28 de Agosto, na qual ficou constatado que poderá haver modificações nas estruturas dessas unidades de saúde, para receberem esses novos profissionais.

Outra novidade que a Susam irá apresentar, conforme o secretário estadual de saúde é a criação de policlínicas virtuais. “Vamos criar nossa policlínica virtual, em que vários médicos irão interagir com outros médicos do interior para atender à população”.

Alerta

A Susam faz um alerta para o aumento exacerbado do número de pacientes com a  HIV/Aids. De acordo com a secretaria, a situação é grave, mas o órgão já está trabalhando junto com especialistas numa ação educativa e preventiva contra a doença, que atinge em grande parte os jovens amazonenses.

Por Luana Dávila

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir