Mundo

Organização Mundial da Saúde volta a anunciar fim do ebola na Libéria

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira (9) que o último surto de ebola na Libéria, único país ainda afetado pela epidemia que devastou parte do oeste da África, chegou ao fim. A declaração da OMS se juntou a anúncio semelhante feito pelo ministério liberiano da Saúde.

“A Libéria voltou a se livrar do Ebola. De acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), podemos afirmar que nos livramos do ebola”, afirmou Sorbor George, diretor de comunicação do ministério da Saúde.

“Acabamos de concluir o período de 42 dias decidido pela OMS, o dobro do tempo de incubação do vírus, desde o segundo teste negativo no último paciente afetado”, afirmou.

Sorbor George pediu prudência e recordou que após declarações precedentes do mesmo tipo foram descobertos novos casos ou focos na Libéria, Guiné ou Serra Leoa.

Esta é a quarta vez que o fim do surto de ebola é anunciado na Libéria desde que a doença foi registrada. A primeira vez em que foi declarado o fim da doença foi em 2015, mas logo foram registrados novos casos. A OMS alerta que sobreviventes da doença ainda podem gerar novos casos no país.

Mais de 4.800 pessoas morreram na Libéria por conta da doença. No total, o ebola deixou mais de 11.300 vítimas na África desde 2013.

Os três países vizinhos foram os mais afetados pela epidemia desde seu surgimento, em 2013, no sul da Guiné.

Por Folhapress

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top