Dia a dia

Operação Presença “20” aborda  mais de  14 mil pessoas e 9 mil veículos em Manaus

Nove mil veículos foram abordados durante a operação - foto: divulgação

Nove mil veículos foram abordados durante a operação – foto: divulgação

As ações da Operação Presença “20”, deflagrada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no último fim de semana, abordou aproximadamente 9 mil veículos e 14 mil pessoas. A informação foi repassada  pelo Comandante Geral, Coronel Gilberto de Andrade Gouvêa, durante a apresentação dos resultados da operação na manhã desta segunda-feira (27), na sede do Comando da corporação.

Na avaliação do Comandante Geral, a capital viveu um dos finais de semana mais tranquilos desse ano. O Coronel Gouvêa fez questão de frisar que a Polícia Militar conseguiu trazer não somente sensação de segurança à população, mais efetivamente se manter presente em todas as zonas de Manaus, visando prevenir crimes.

“Todo esse resultado, que é bastante positivo, se deve ao empenho de todos os policiais militares que se esforçam diariamente para garantir a segurança dos cidadãos. O policiamento ostensivo é exclusividade e competência da PM. Os resultados do final de semana foram excelentes, pois não registramos mortes violentas no trânsito e nem entre pessoas, além de apenas dois crimes de menor potencial ofensivo”, explicou Gouvêa.

“Nossa missão institucional é a prevenção da criminalidade que a Polícia Militar cumpre e continuará cumprindo, a qual preza pela manutenção da vida, o que nós efetivamente realizamos. Essa é a orientação do Governador do Estado, Professor José Melo, e vamos buscar manter esses índices e garantir a tranquilidade dos cidadãos amazonenses”, afirmou o Comandante Geral.

Em números

De acordo com o Coronel Gouvêa, foram mobilizados na Operação Presença “20”, cerca de 700 policiais militares e 200 viaturas de quatro rodas e duas rodas, em 40 barreiras policiais montadas por turno de serviço, resultando na abordagem de aproximadamente 9 mil veículos e 14 mil pessoas. Como reflexo das ações destaca-se a fiscalização de 112 bares e similares; a apreensão de (4) quatro armas de fogo; (11) onze veículos recuperados; (18) dezoito pessoas presas em flagrante; além de (10) dez pessoas apresentadas aos Distritos Integrados de Polícia (DIP).

Conforme a Polícia Militar, a segurança reforçada na capital visa conter e reduzir os índices de criminalidade, não apenas motivada pelos registros recentes. “A redução dos crimes de morte violenta foi impactante, inclusive da redução dos custos para a saúde pública, por exemplo, em face do pouco acionamento do aparato do órgão responsável. Estamos satisfeitos com esse resultado e vamos manter o controle nas próximas fases. Quando realizamos operações objetivamos resultados pontuais, mas intensificaremos as ações durante a semana, inclusive com o incremento dos dados de geoestatística criminal desenvolvido pela 3ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar”, anunciou Gouvêa.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir