Dia a dia

Operação é deflagrada para combater crimes durante as comemorções do aniversário de Manaus

Na área urbana e rural da capital será executado o policiamento ostensivo com ações de presença nos pontos de entrada e saída da capital - foto: divulgação

Na área urbana e rural da capital será executado o policiamento ostensivo com ações de presença nos pontos de entrada e saída da capital – foto: divulgação

A Polícia Militar do Amazonas, em atendimento à determinação do Comandante Geral da instituição, Coronel PM Marcus James Frota e Subcomandante Geral Rubens de Sá, deflagrou nesta sexta-feira (23), a ‘Operação Águia 3’.

As ações integradas com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) têm o objetivo é prevenir a criminalidade durante as comemorações do aniversário de Manaus, realização das provas do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e nos municípios da região metropolitana.

De acordo com o Coronel PM Marcus Frota, a operação visa ampliar o efeito das ações de segurança pública no fim de semana, atuando na capital e municípios da região metropolitana, áreas residenciais, comerciais e com grande densidade criminal.

“Com base nas evidências e estudos do setor de inteligência e relatórios do CIOPS, a nossa atenção é redobrada em períodos como este, pois, há aumento das ocorrências policiais havendo, portanto, obrigatória intervenção da Polícia Militar. Objetivamos coibir as práticas delituosas que por ventura sejam cometidas pelos cidadãos infratores e reduzir os índices de criminalidade”, destacou o Coronel Marcus Frota.

Na área urbana e rural da capital será executado o policiamento ostensivo com ações de presença nos pontos de entrada e saída do município de Manaus, áreas comerciais, residenciais e em diversas zonas da cidade. Nos demais municípios da região metropolitana a operação será executada pelo Comando do Policiamento do Interior (CPI), adotando-se o mesmo conceito empregado na capital.

Especialmente na capital, segundo o Comandante do CPM, Tenente Coronel PM Franclides Ribeiro, o objetivo é ampliar as ações de polícia ostensiva nas principais vias de acesso à Manaus, atender ocorrências de grande vulto e também de alto risco, especialmente em razão das festas programadas pelas comemorações do aniversário da capital amazonense e por ocasião da realização das provas do ENEM 2015 na capital e também nos municípios do interior.

A ‘Operação Águia 3’ terá na capital, a atuação dos Comandos de Policiamento das Áreas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste, Força Tática, Batalhão de Guardas, Batalhão de Trânsito e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM), utilizando todos os processos e modalidades de polícia comunitária.

A Polícia Militar ressalta que todos os crimes como homicídios, roubos, furtos e outros de menor potencial ofensivo serão combatidos. A instituição executará saturação repressiva nas áreas de mancha criminal, ou seja, onde há maior incidência de delitos, principalmente em becos, pontes e vielas, especialmente nos horários da noite e madrugada, com efetivo policial de cada área da cidade.

Saldo da ‘Operação Águia 2’

A Operação Águia 2, foi concluída nesta sexta-feira, e teve como saldo a abordagem de 22.300 pessoas; 82 flagrantes por roubos e furtos; 62 pessoas apresentadas em distritos policiais; 47 veículos recuperados e 19 armas de fogo apreendidas.

Serviço

O Ponto de Reunião para distribuição das equipes que vão atuar na Operação Águia 3, será nesta sexta-feira (23), no Pátio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, às 21h.

A Polícia Militar destaca que além do número 190, a população tem à sua disposição o aplicativo InforMe, para ajudar a polícia e denunciar crimes. A ferramenta está disponível na Play Store do Google e pode ser baixada gratuitamente por usuários de dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android. O cidadão pode ainda acessar as mídias sociais da instituição na internet (Facebook e Twitter).

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir