Sem categoria

Operação da PC prende 54 envolvidos com tráfico, homicídios e roubos em Manaus

 

Cinquenta e quatro pessoas foram presas durante a operação - foto: Mara Magalhães

Cinquenta e quatro pessoas foram presas durante a operação – foto: Mara Magalhães

Deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas, a operação ‘Malhete’ resultou na prisão de 54 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, homicídios e roubos, em todas as zonas de Manaus. As prisões aconteceram ao longo da semana, em comprimento a mandados, alguns expedidos há mais de 10 anos.

Uma força tarefa foi criada envolvendo todos os Distritos Integrados de Polícia (DIP), cada um responsável por dar cumprimento dos mandados judiciais de sua área de competência.

Os mandados começaram ser cumpridos entre a última terça-feira (18) e madrugada desta quinta-feira (20). Foi montada uma força tarefa envolvendo todos os Distritos Integrados de Polícia (DIP), e seccionais cada um responsável por dar cumprimento dos mandados judiciais de sua área de competência. A expectativa da polícia é que  com as prisões, a criminalidade diminua na cidade.

De acordo com o coordenador de operações da PC, Fábio Martins, todos os presos são considerados de alta periculosidade. “Há pessoas que tiveram o mandado de prisão expedido há 10 anos e só agora foi cumprido”, disse Martins.

O delegado Geral Orlando Amaral informou que a operação marcou a inauguração do serviço de inteligência em cada Distrito Integrado de Polícia (DIP).  As investigações para localizar os presos duraram cerca de três meses. Foi realizado um levantamento em todos os distritos da capital para saber quantos mandados estavam pendentes.  Quatorze presos estavam com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio, 13 por tráfico de drogas, sete por tentativa de homicídio, 12 por roubo e oito por infrações de menor potencial.

Questionado se o narcotraficante João Pinto Carioca, o ‘João Branco’, estava na lista de cumprimento dos mandados, o delegado geral confirmou, porém, ele não foi localizado. “O mandando de prisão dele está aberto, mas até o momento não sabemos a localização do João Branco”, disse Amaral.

Condenado por homicídio qualificado, Gerson Nunes Favacho estava foragido desde 1994, e tinha o mandado de prisão mais antigo dentre todos os 54 cumpridos durante a operação.

Já Maria Aparecida Souza Ferreira, 54, estava com mandado em aberto por tráfico de droga. O delegado titular da Seccional Leste, Pablo Geovanni, informou que a  mulher é uma das traficantes que comandam o tráfico no São José. “Ela se aproveita da por ser uma senhora de idade para não levantar suspeitas, tem vários pontos vendas de droga dentro do bairro”, falou.

O delegado Fábio Martins não descartou a possibilidade de entre os presos ter algum envolvido na serie de mortes ocorrida no mês passado em Manaus. “Eles ainda serão ouvidos, mas não descartamos nenhuma hipótese. A maioria estava atuando na criminalidade e alguns fazem parte de alguma facção criminosa”.

Segundo o delegado Geral, outras operações serão realizadas na cidade nos próximos dias. “Vamos continuar fazendo esse tipo de operações para trazer mais segurança para a pulação”

Durante a operação, três pessoas foram presas em flagrante com pequenas porções de droga. Todos os presos serão encaminhados a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro, onde ficarão a disposição da justiça.

Por Mara Magalhães

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir