Política

Omar apela ao Senado sobre crise no Centro de Biotecnologia da Amazônia

O senador afirmou que o CBA vive seu pior momento e está prestes a encerrar um convênio da Suframa com bolsistas - foto: divulgação

O senador afirmou que o CBA vive seu pior momento e está prestes a encerrar um convênio da Suframa com bolsistas – foto: divulgação

O senador Omar Aziz (PSD-AM) defendeu, em reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), na manhã desta terça (9), no Senado Federal, em Brasília, a criação de um regime jurídico para o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). A falta de definição sobre o caráter jurídico do CBA impede a assinatura de convênios e parcerias para desenvolver novas pesquisas.

Atualmente, o CBA vive seu pior momento e está prestes a encerrar um convênio da Suframa com bolsistas, o que na prática deve inviabilizar o Centro. Atento ao problema, o Senador Omar Aziz solicitou ao presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Senador Cristovam Buarque, que envie um apelo aos ministros de Indústria e Comercio, e de Ciência e Tecnologia, para que trabalhem junto ao Governo Federal em busca de soluções para firmar o CBA como um dos mais importantes centros científicos do Brasil.

“Eu faço este apelo. Estou solidário a estes pesquisadores que são tratados como pessoas de segunda e terceira categoria, não são respeitadas pelo trabalho que fazem neste país e principalmente pelo conhecimento que eles podem dar sobre a nossa biodiversidade.”, destacou Omar, que atua também como líder do PSD no Senado e coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional.

Após o apelo de Omar Aziz, o presidente da comissão, Cristovam Buarque, garantiu que irá enviar ofícios aos ministérios, solicitando cuidado especial e urgente com o caso.

 

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir