Cultura

Nesta segunda-feira, ocorre 9ª Mostra de Teatro do Amazonas

Pela primeira vez o evento acontece durante duas semanas - foto: divulgação

Pela primeira vez o evento acontece durante duas semanas – foto: divulgação

A peça infanto juvenil ‘O cavaleiro da armadura de sol’, da Associação ArtBrasil, abre a programação da 9ª Mostra de Teatro do Amazonas desta segunda-feira (8), às 17h, no Centro Cultural Largo de São Sebastião, com acesso gratuito. Logo mais, às 20h, a adulta ‘Recriando Mitos Tikuna’, da Cia. A Rã Qi Ri, sobe ao palco do Sesc Centro. Todas têm acesso gratuito à população.

Na história de ‘O cavaleiro da armadura de sol’, três saltimbancos contadores de história, coincidentemente, se encontram num mesmo espaço de um lugar qualquer. Na necessidade de exercerem seu ofício, resolvem contar a história de um cavaleiro destemido e famoso que descobre, um belo dia, estar preso à sua própria armadura. Com o ultimato da esposa, que exige que  se  livre da armadura e este não conseguindo retirá-la pelos meios tradicionais, se vê obrigado a partir em uma jornada. O que não sabia o cavaleiro era que essa jornada, aparentemente acontecida em lugares ermos e distantes seria, ao contrário, dentro dele mesmo, o que se configurou em um grande aprendizado e a mais difícil de todas as suas aventuras.

Já no espetáculo da Rã Qi Ri, a narrativa envolve os mitos da etnia Tikuna, em particular os que se referem à criação, e também o ritual da Moça Nova, recriados em dramatização que envolve a participação de espectadores.

A Mostra encerra nesta sexta-feira (12), com apresentação de espetáculos variados, entre adultos e infanto-juvenis, em amplo panorama do teatro realizado atualmente em Manaus. Para o presidente da Fetam, Michel Guerrero, o retorno da Mostra evidencia a vasta produção do teatro amazonense.  “Após três anos sem realização, a Mostra está com todo o gás, trazendo estilos que vão da comédia ao drama, em diferentes propostas de encenação. Pela primeira vez o evento acontece durante duas semanas. Isso mostra a abrangência de espetáculos na atualidade”, afirmou Michel.

A Fetam é a idealizadora e realizadora da Mostra, que em 2015 tem o Sesc como co-realizador e a Manauscult como patrocinadora.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir