Filmes

‘O despertar da Força’, sétimo longa-metragem da saga ‘Star Wars’, estreia nos cinemas

'Episódio 7' é marcado por efeitos mais 'orgânicos' e pelo elenco original- foto: divulgação

‘Episódio 7’ é marcado por efeitos mais ‘orgânicos’ e pelo elenco original- foto: divulgação

Quando, em meados dos anos 1990, George Lucas começou a retocar a trilogia original para criar as chamadas Edições Especiais (hoje as únicas disponíveis oficialmente), parte dos fãs se sentiu profundamente traída.

O mundo sujo e gasto, criado inteiramente com efeitos especiais baseados em miniaturas e bonecos, foi gradativamente dando espaço a versões limpas e digitais dos mesmos efeitos, tirando parte do charme e modificando a própria história do cinema.

Com o lançamento da nova trilogia, então, entre 1999 e 2005, muitos decretaram o fim da franquia. Além do uso excessivo de ‘telas verdes’ e computação gráfica, os filmes eram mal dirigidos; os atores, péssimos; os roteiros, sofríveis. A coisa foi tão séria que Natalie Portman, que interpretou Padmé Amidala nos três novos filmes, chegou a temer por sua carreira.

Foi com alegria, portanto, que os fãs receberam a notícia de que ‘O Despertar da Força’ (que estreia nesta quinta-feira (17)) não só traria ‘Star Wars’ de volta para o analógico (ao utilizar efeitos práticos e locações reais), como também marcaria o retorno do elenco original e de um de seus melhores roteiristas.

Carrie Fisher, Harrison Ford, Peter Mayhew e Mark Hammil estão de volta como Leia, Han Solo, Chewbacca e Luke Skywalker em roteiro escrito pelo diretor J.J. Abrams em parceria com Lawrence Kasdan, de ‘O Império Contra-Ataca’, considerado até hoje o melhor filme da saga.

Nada garante que o caminho saudosista escolhido por Abrams resulte em sucesso de crítica, mas a decisão de se afastar do universo de ‘A Ameaça Fantasma’ é um claro sinal de que ele sabe como agradar o coração dos fãs. Dos fãs, não dos críticos.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir