Filmes

‘O despertar da Força’, sétimo longa-metragem da saga ‘Star Wars’, estreia nos cinemas

'Episódio 7' é marcado por efeitos mais 'orgânicos' e pelo elenco original- foto: divulgação

‘Episódio 7’ é marcado por efeitos mais ‘orgânicos’ e pelo elenco original- foto: divulgação

Quando, em meados dos anos 1990, George Lucas começou a retocar a trilogia original para criar as chamadas Edições Especiais (hoje as únicas disponíveis oficialmente), parte dos fãs se sentiu profundamente traída.

O mundo sujo e gasto, criado inteiramente com efeitos especiais baseados em miniaturas e bonecos, foi gradativamente dando espaço a versões limpas e digitais dos mesmos efeitos, tirando parte do charme e modificando a própria história do cinema.

Com o lançamento da nova trilogia, então, entre 1999 e 2005, muitos decretaram o fim da franquia. Além do uso excessivo de ‘telas verdes’ e computação gráfica, os filmes eram mal dirigidos; os atores, péssimos; os roteiros, sofríveis. A coisa foi tão séria que Natalie Portman, que interpretou Padmé Amidala nos três novos filmes, chegou a temer por sua carreira.

Foi com alegria, portanto, que os fãs receberam a notícia de que ‘O Despertar da Força’ (que estreia nesta quinta-feira (17)) não só traria ‘Star Wars’ de volta para o analógico (ao utilizar efeitos práticos e locações reais), como também marcaria o retorno do elenco original e de um de seus melhores roteiristas.

Carrie Fisher, Harrison Ford, Peter Mayhew e Mark Hammil estão de volta como Leia, Han Solo, Chewbacca e Luke Skywalker em roteiro escrito pelo diretor J.J. Abrams em parceria com Lawrence Kasdan, de ‘O Império Contra-Ataca’, considerado até hoje o melhor filme da saga.

Nada garante que o caminho saudosista escolhido por Abrams resulte em sucesso de crítica, mas a decisão de se afastar do universo de ‘A Ameaça Fantasma’ é um claro sinal de que ele sabe como agradar o coração dos fãs. Dos fãs, não dos críticos.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir