Cultura

O Balé Folclórico do Amazonas faz primeira apresentação fora do Estado

Convite para viajar para a Itália surge como ânimo a mais para os bailarinos do Balé Folclórico- foto: divulgação

Convite para viajar para a Itália surge como ânimo a mais para os bailarinos do Balé Folclórico- foto: divulgação

O Balé Folclórico do Amazonas fará sua estreia fora do Estado em grande estilo. Tudo porque apresentará os espetáculos ‘Herança Africana’ e ‘Amazônia’, nos dias 2, 4 e 6 de junho, no evento ‘Este é o Meu Brasil – Celeiro de Belezas Naturais e de Cultura’, especialmente idealizado para a Expo Milão 2015, que como o próprio nome sugere será realizada em Milão, na Itália.

Sob o comando da diretora Conceição Souza, a companhia seguirá para a Itália com 20 bailarinos, além da produção local e do acompanhamento do maestro Marcelo de Jesus, diretor dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC).

Segundo Adam Anjos, assistente de direção do balé, o convite surgiu após seu contato com assessora de Turismo do Rio de Janeiro, Tereza Ferraro. “Havia encontrado com ela (Tereza) em uma outra oportunidade com a minha própria companhia. Aí, durante nossa conversa, falei sobre o Balé Folclórico, expliquei a proposta e a nossa busca de projetar a companhia. No dia 22 de abril, ela entrou em contato comigo, pedindo todos os informes sobre o balé e fez o convite”, explica.

Anjos conta que o balé folclórico nunca havia saído do Amazonas e que, ser convidado para uma apresentação no exterior, é algo gratificante. “Nunca havíamos ido em nenhuma cidade do Brasil, diferentemente do Corpo de Dança do Amazonas (CDA). Acabamos dando um “chute na porta” e estamos seguindo para Milão. Ficamos felizes e nas nuvens com esse momento, no qual poderemos mostrar o nosso trabalho para um público completamente diferente”.

Desde o convite, a companhia tem ensaiado em um período além da conta. “Já temos uma agenda criada pela Secretaria com todas as nossas apresentações em espaços como os teatros Amazonas e da Instalação, por exemplo. Nossos ensaios são sempre das 9h ao meio-dia, mas com a vinda da apresentação em Milão, esse tempo tem sido mais extenso, para que não tenhamos falhas em junho”, comenta.

Dança

O ‘Herança Africana’ foi apresentado pela primeira vez durante a Copa do Mundo de 2014, que teve Manaus como uma das subsedes. A obra vem questionar o papel do negro e a sua influência na sociedade e cultura brasileira. “Ele é o resultado de uma pesquisa do Eliberto Barroncas e da Railda Vitor, que por meio de manifestações como a capoeira, samba de roda e tantas outras vertentes, mostram essa cultura tão forte”, afirma Anjos.

Já o espetáculo “Amazônia”, leva assinatura da própria diretora Conceição Souza e, por meio da dança, mostra as diversas peculiaridades da região. “Ele participou do ‘Manhã Cultural’ e apresenta, por meio das danças regionais, várias curiosidades sobre a nossa região. Isso tudo, em meio aos moldes europeus, mostrando a época da borracha”.

Mas Anjos adianta que, nesse caso, não será feita a apresentação completa. “No caso de ‘Amazônia’ mostraremos apenas a parte do ritual indígena”, especifica o assistente.

Expectativa

Agora, a companhia está ajustando os últimos detalhes para embarcar. “Na verdade, existe uma grande ansiedade por parte de todos. Estamos correndo com toda a documentação necessária para que, na hora do embarque, não haja problemas. Com essa viagem, esperamos abrir várias portas para outros países que queiram conhecer o nosso trabalho e a nossa cultura”, declara.

E como não poderia deixar de ser, a atenção com os bailarinos está redobrada. “Estamos pegando um pouco no pé de todos com relação à técnica e ao corpo. Por se tratar de um momento único, é necessário que esteja tudo perfeito e, principalmente, com uma técnica apurada”, finaliza.

Por Bruno Mazieri (equipe EM TEMPO)

1 Comment

1 Comment

  1. Diogo

    6 de maio de 2015 at 17:48

    Ola, sou membro do Balé Folclórico do Amazonas e gostaria de informar que esta foto da matéria não é do Balé Folclórico, é do Corpo de Dança do Amazonas. Procurem se info. um pouco melhor antes de postar a matéria, ou procurem alguém da direção, eles poderão passar muitas fotos da Cia. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir