Economia

Número de operações cai no aeroporto de Manaus

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes vai cancelar o voo Rondônia-Manaus, a partir do próximo dia 1° de maio - foto: Márcio Melo

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes vai cancelar o voo Rondônia-Manaus, a partir do próximo dia 1° de maio – foto: Márcio Melo

Em meio ao aniversário de 40 anos, o Aeroporto Intencional Eduardo Gomes, em Manaus, tem registrado sucessivas quedas no número de embarque e desembarque de passageiros, tanto para voos domésticos quanto para os internacionais.

No caso dos voos nacionais, a queda foi de -10,24%, entre janeiro de fevereiro deste ano, enquanto que para o exterior, essa  redução foi de 30%, em relação ao mesmo período de 2015, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Enquanto entre janeiro e fevereiro de 2015 foram registrados 607.208 embarques e desembarques de voos domésticos no aeroporto, no mesmo período deste ano, 545.047 pessoas fizeram o trajeto doméstico deixando ou chegando na capital do Estado, queda de -10,24%.

Os números mais negativos atingem os voos internacionais, com a suspensão de rotas para Estados Unidos (Miami) e Lisboa, entre outros destinos, pelas companhias aéreas TAM e TAP, chegando a registrar o declínio de -30,36%. Enquanto que entre janeiro e fevereiro de 2015, 49.719 pessoas saíram de Manaus com destino a diversos países, no mesmo período de 2016, somente 34.624 pessoas embarcaram com destino a outros países.

O cenário poderá ser ainda pior se levar em conta que a TAP anunciou o encerramento da rota que liga Manaus a Lisboa, além do cancelamento dos serviços para Colômbia e Panamá. Segundo a empresa, “o serviço não trouxe o crescimento esperado e a remodelação na malha se deve à atual crise no Brasil”.

A TAM, que cancelou a rota Manaus-Miami, deixará de voar com destino internacional logo a partir da primeira semana de abril. A empresa afirma que a mudança ocorre para adequar a malha aérea da empresa em relação ao cenário atual do país.

Por sua vez, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes vai cancelar o voo Rondônia-Manaus, a partir do próximo dia 1° de maio. Segundo a empresas, a medida visa atender a demanda pela redução de até 6% nas decolagens domésticas em todo o país.

Inauguração

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi inaugurado em 26 de março de 1976, em meio ao turbilhão de mudanças implementadas pelo governo militar para desenvolver a Amazônia. Passou por diversas mudanças para receber a Copa de 2014, com jogos realizados em Manaus.

Em comemoração ao seu aniversário, entre 22 a 31 de março, a Infraero realizará programação para comemorar a “boa idade” do local, com atividades que incluem exposição fotográfica e distribuição de caldinho de tambaqui, além de flashmob.

Por Stenio Urbano/ EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir