Sem categoria

Novos conselheiros tutelares serão conhecidos nesta segunda

Após tentativa frustrada para a escolha de conselheiros tutelares, em outubro desse ano, a Prefeitura de Manaus realizou neste domingo (22) uma nova eleição sem grandes problemas. De acordo com a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Goreth Garcia, o pleito foi considerado um sucesso. Os 46 novos nomes serão conhecidos após a apuração, a partir das 10h desta segunda-feira (23) na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira.

Dos 165 candidatos apenas um apresentou desistência, e seis denúncias de boca de urna foram registradas pela equipe de coordenação do pleito. Conforme Goreth Garcia, a realização da eleição só foi bem-sucedida devido ao apoio do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), além do empenho das secretarias municipais e estaduais. “A ajuda de todos foi importante para que os erros da eleição ocorrida no dia 4 de outubro – como colégios eleitorais fechados e nomes de eleitores fora das listas de votação – não acontecessem novamente. Foram três mil pessoas trabalhando diretamente com esse pleito, atuando nas 143 escolas”, disse.

Para a dona de casa, Francisca Melo Pinto, 55, moradora do bairro Santo Antônio, Zona Oeste, essa eleição foi muito bem organizada. “Hoje vim aqui fazer minha parte, escolher alguém que fique à frente do conselho na minha zona”, avaliou.

Já o aposentado, Luís Soares, 68, disse que sempre faz sua parte nas eleições, seja para qual foco, nunca deixa de estar presente, ressaltando a importância do Conselho. “Participo há anos dessas eleições, acho importante porque é um órgão responsável pela sociedade principalmente pelas crianças, sempre que posso faço minha parte”, disse.

Após o encerramento do pleito, as urnas foram recolhidas e escoltadas pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal até a Arena Amadeu Teixeira, onde será realizada a apuração. 165 candidatos concorrem a 45 vagas para conselheiro titular e a mesma quantidade para suplente.
Por Asafe Augusto

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir