Dia a dia

Novo trecho da Eduardo será entregue nesta sexta

 Proposta da prefeitura é permitir que trilhos fiquem expostos - foto: divulgação


Proposta da prefeitura é permitir que trilhos fiquem expostos – foto: divulgação

Um novo trecho da avenida Eduardo Ribeiro – da rua 10 de Julho até a 24 de Maio -, no Centro, será entregue nesta sexta-feira (5) pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a partir das 10h. O primeiro trecho foi entregue em dezembro do ano passado, compreende a rua Monsenhor Coutinho, na praça do Congresso, até a 10 de Julho.

Para a execução dos serviços em uma nova etapa da obra, a rua Saldanha Marinho, Centro, foi fechada desde às 20h de ontem para o tráfego de veículos na área entre a avenida Eduardo Ribeiro e rua Joaquim Sarmento. A interdição ocorrerá enquanto durarem as obras da nova etapa de revitalização da avenida.

Neste novo trecho da Eduardo Ribeiro foram encontrados durante os trabalhos de revitalização os trilhos do antigo bondinho elétrico utilizado como transporte público na cidade, no século XIX. Em meio aos resultados, a Prefeitura de Manaus avalia transformar o cruzamento – 10 de Julho e Eduardo Ribeiro – em um museu a céu aberto, chamado, tecnicamente, de Bloco Testemunho. De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson, a ideia é permitir que os trilhos fiquem expostos como forma de preservar a história e contá-la de forma viva à população.

O levantamento feito pelas arqueólogas e historiadoras que atuam na obra mostra que os trilhos estão conservados e foram evidenciados no mesmo nível dos paralelepípedos. “Dessa forma não precisaríamos fazer grandes intervenções”, disse a historiadora.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir