Dia a dia

Novo hospital de Manacapuru começa a ser construído

Novo hospital terá 128 leitos e está sendo erguido em área de aproximadamente 7,6 mil metros quadrados – foto: divulgação/Susam

Novo hospital terá 128 leitos e está sendo erguido em área de aproximadamente 7,6 mil metros quadrados – foto: divulgação/Susam

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) já deu início às obras para construção do novo hospital de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus).

A ordem de serviço foi assinada pelo secretário estadual de Saúde em exercício, José Duarte dos Santos Filho. A obra faz parte do plano de expansão da rede estadual de saúde, que já permitiu a entrega de 13 novos hospitais, somente no interior do Estado.

O novo hospital terá 128 leitos e está sendo erguido em área de aproximadamente 7.600 metros quadrados.

O investimento será de cerca de R$ 27 milhões, incluindo recursos dos governos estadual e federal, e custos com a obra, equipamentos e desapropriação do terreno.

“Quando ficar pronta, a nova unidade irá substituir a estrutura do Hospital Geral Lázaro Reis, que hoje atende a demanda do município”, afirmou Duarte.

Nos padrões

A obra será construída dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Na parte térrea do hospital funcionará a área de urgência e emergência, que adotará o modelo de acolhimento com classificação de risco.

O modelo vem sendo implantado em toda a rede de urgência do Estado, para melhor ordenar o atendimento e priorizar a assistência aos casos de maior gravidade.

No primeiro pavimento será instalado o Centro de Partos (normais e cirúrgicos). O espaço foi totalmente projetado, seguindo as diretrizes da atenção ao parto humanizado.

O segundo e o terceiro pavimentos abrigarão as enfermarias de internação hospitalar (com alas obstétrica, pediátrica, clínica e cirúrgica para adultos). O quarto pavimento será destinado às atividades e setores administrativos.

Na nova unidade, serão oferecidos os serviços de saúde tanto na área ambulatorial quanto na urgência e emergência.

“Será uma unidade moderna, beneficiando não somente o município, mas também as cidades do entorno”, finalizou Duarte.

Com informações da assessoria

1 Comment

1 Comment

  1. ANTONIO DOS SANTOS

    1 de março de 2015 at 19:52

    O governador do estado do amazonas, vem investido em melhorias de novas construções de hospitais e posto de saúdes em todos os municipios do amazonas….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir