Sem categoria

Novo filme impulsiona procura por brinquedos e outros produtos da saga Star Wars

Muitas lojas, em diversos centros comerciais da capital, já estão tomadas por produtos ‘Star Wars’ - foto: divulgação

Muitas lojas, em diversos centros comerciais da capital, já estão tomadas por produtos ‘Star Wars’ – foto: divulgação

Com lançamento marcado para 17 de dezembro, ‘O Despertar da Força’, da saga Star Wars, já está deixando os comerciantes empolgados. A procura por produtos inspirados em personagens do filme para o Dia da Criança é crescente, e deverá aumentar ainda mais para as festas de fim de ano.

Roupas com estampas variadas, copos, pen-drives, canetas, mochilas e principalmente brinquedos alusivos à obra estão entre os mais procurados pelos fãs em Manaus. Muitas lojas, em diversos centros comerciais da capital, já estão tomadas por produtos ‘Star Wars’.

“Estamos numa campanha especial do Star Wars e só essa semana já fizemos reposição de vitrine três vezes. É muita gente procurando, tem bastante saída, e não só para crianças, adultos também compram muito. São copos, mochilas e luminárias, todo dia tem venda desses produtos”, diz Amanda Morato, 24, gerente da loja Imaginarium do Amazonas Shopping.

Marina Rocha, gerente da Hobby Brinquedos do Conjunto Vieiralves, afirma que não só crianças dão preferência para os objetos da saga, mas também os pais. “Muitos pais vêm comprar para os seus filhos e acabam levando um pra si. É um incentivo legal e faz o comércio vender bastante. A linha de colecionáveis, por exemplo, vendeu toda, mas o sabre de luz continua sendo o ‘queridinho’”, explicou a gerente.

De pai para filho

Diversos pais estão comprando brinquedos e objetos inspirados no filme para presentear seus filhos, como é o caso do designer, Samuel Saldanha, 37.

“Eu tenho uma filha pequena e ela sempre gostou muito de filmes e acabou se interessando pela saga também. Eu sempre fui fã e agora a incentivo. Já comprei o sabre de luz dela e semana que vem eu vou comprar o meu. Inclusive, a gente vai para a estreia do filme, vestido de cosplay”, frisou o pai da pequena Vitória Rafaele, de apenas 5 anos.

Durante a estreia do sétimo filme da saga Star Wars, muita gente pretende ir ao cinema vestidos com o ‘cosplay’ do seu personagem favorito, o que também impulsiona as vendas do comércio.

“A gente acaba comprando roupas mais caras que o comum, justamente por conter o personagem na estampa, mas pra quem é fã, vale a pena o esforço e eu incentivo mesmo a minha filha, assim como outras pessoas que eu conheço”, reforçou Saldanha.

A vice-presidente do fã clube ‘Conselho Jedi’ em Manaus, Jussara Menezes, afirma que objetos inspirados em star Wars não são destinados apenas às crianças, mas a diversos públicos, o que aumenta o potencial de venda dos produtos. “Eu quero muito comprar o novo sabre de luz. Não é só criança não. Esse é o objeto que os adultos mais gostam. Vou comprar também um novo cosplay”, disse.

Outro produto que deve ter boa saída são os bonecos de personagens, como o temido e adorado Darth Vader. “Ele é um vilão clássico. Impossível não amar”, comentou Jussara Menezes sobre seu personagem preferido.

Vendas

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o mercado deve fechar o ano com crescimento de 12%. São R$ 5.160 movimentados em 2014, contra R$ 5.934 bilhões projetados para este ano. Ainda segundo a Abrinq, a China ficou em primeiro lugar na importação de brinquedos, com 81,56%, seguido do México com 3,12% e Malásia com 3,04%.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, os amazonenses começaram a dar mais valor aos brinquedos de fabricação nacional. “Antes, nós vendíamos 70% de brinquedos importados e apenas 30% nacional. Agora, com a alta do dólar, temos empate, vendemos 50% nacional e importado”.

Ainda conforme Assayag, o comércio teve leve alta na procura por brinquedos para o Dia das Crianças. Em relação ao ano de 2014, o crescimento este ano foi de aproximadamente de 20%.

 

Por Luís Henrique Oliveira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir