Dia a dia

Nova via na Zona Norte interliga bairros e recebe infraestrutura completa

A expectativa é que a nova via seja utilizada também como rota para os ônibus do transporte coletivo - foto: divulgação

A expectativa é que a nova via seja utilizada também como rota para os ônibus do transporte coletivo – foto: divulgação

Moradores da Zona Norte  receberam nesta sexta-feira (23) uma nova via que facilitará o tráfego e o acesso de veículos naquela área. A avenida Campos Sales, no Monte das Oliveiras, foi entregue pela prefeitura de Manaus, às 19h, totalmente ampliada e com infraestrutura completa. A obra na via foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Com quase dois quilômetros, a Avenida interliga as ruas Arquiteto José Henriques Bento, no Monte das Oliveiras, e Nossa Senhora de Fátima, no Santa Etelvina. “A prefeitura realizou um trabalho grandioso quando decidiu transformar a rua em avenida. Os trabalhos começaram com a ampliação da pista que conta hoje com duas faixas”, destacou o secretário de Infraestrutura, Alexandre Morais.

Entre os principais beneficiados com os serviços na área estão os moradores da comunidade Vista Alegre, localizada no entorno da via. A infraestrutura levada para a nova avenida se estende para as 28 vias perpendiculares da comunidade, entre elas as ruas Vitória, João Pessoa e Espírito Santo.

A reestruturação da comunidade faz parte das ações que a prefeitura vem executando em diversas zonas da cidade. “O Vista Alegre era uma localidade de difícil acesso e nunca havia recebido nenhum tipo de infraestrutura. Estamos entregando não apenas uma nova avenida, mas trazendo melhorias para o entorno”, destacou o secretário Alexandre Morais.

Infraestrutura

Localizada ao lado do Shopping Via Norte, a avenida Campos Sales recebeu infraestrutura completa e agora conta com rede de drenagem profunda de 9.200 metros e quatro mil metros de calçadas, meio-fio e sarjetas. A via recebeu, também, duas camadas asfáltica, totalizando 3.500 toneladas em toda sua extensão.

Faixas de divisores de pista, linha de bordo, placas verticais indicando orientação de fluxo de trânsito, acesso para cadeirantes e duas faixas de pedestres foram instaladas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

A via também ganhou nova iluminação com a instalação de 50 luminárias de LED, modelo que já conta com mais de dez mil pontos em toda a cidade. Além de embelezar a cidade por ter uma luminosidade mais eficiente, o LED tem menor custo de manutenção e apresenta garantia de dez anos. Enquanto uma lâmpada de vapor de sódio tem vida útil média de aproximadamente 30.000 horas, uma luminária pública de LED possui vida útil superior a 100.000h.

A expectativa é que a nova via seja utilizada também como rota para os ônibus do transporte coletivo. Atualmente, apenas a linha 044 que faz rota do Viver Melhor, no Santa Etelvina, para o Terminal 4, no Jorge Teixeira, zona Leste, utiliza esse caminho.

 

Ciclovia

 

Os moradores daquela área ganham, além de infraestrutura, uma nova área de lazer. A via recebe também uma ciclovia de 980 metros de extensão – dividida em duas faixas.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a via já nasce arborizada. São 81 mudas de espécies arbóreas – ipê e pau-pretinho -, com cerca de 1,80 metros de altura plantadas no canteiro central que separa a pista de tráfego de veículos da ciclovia.

As mudas foram plantadas com uma distância mínima de oito metros entre uma e outra e em dois anos já estarão formando copa. Além de embelezar, as árvores trarão conforto térmico para pedestres, motoristas e ciclistas.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir