Sem categoria

No Sine-AM, quase 20 mil vagas deixam de ser preenchidas por falta de qualificação

A mão de obra existente não se encaixa nos padrões exigidos para ocupar os postos oferecidos – foto: Diego Janatã

A mão de obra existente não se encaixa nos padrões exigidos para ocupar os postos oferecidos – foto: Diego Janatã

A falta de qualificação profissional ainda é um dos maiores obstáculos para o mercado de trabalho no Amazonas. Apesar da queda na geração de empregos na indústria e no comércio do Estado, o trabalhador ainda apresenta baixa qualificação técnica e profissional para ocupação das poucas vagas que ‘sobram’ no mercado de trabalho do Amazonas.

No total, 18.922 vagas estão abertas no Sine. Grande parte há mais de nove meses não foi preenchida por falta da qualificação adequada.

Em Manaus, somente nas duas últimas semanas, a queda no número de postos disponíveis caiu, aproximadamente, 40,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, com apenas 1.050 durante todo o mês. Segundo o diretor do Sistema Nacional de Emprego no Município (Sine-Manaus), Murilo Cunha, as empresas buscam cada vez mais qualificação para determinadas áreas, principalmente para os setores de construção civil, logística, entre outros.

“O número de vagas tem caído e as empresas estão contratando apenas para áreas específicas”, explicou Cunha.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas (ABRH-AM) destacou que a crise tem despertado incertezas e deixado as empresas com o pé atrás em relação à contratação de funcionários. Por outro lado, o órgão alerta que a saída para angariar as vagas que estão à sobra ainda é o “melhor currículo profissional”.

Diversos segmentos apresentam defasagem profissional de qualificação no mercado, como nos setores de alimentação (nas funções de auxiliar de cozinha, garçom, chapeiro), na construção civil, (pedreiro, servente, ajudantes), comércio (vendedor interno, vendedor externo); entre outras.

Por Stenio Urbano

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir