Dia a dia

No Dia Internacional da Mulher, elas ganham atendimento especial em vários pontos de Manaus

Um dos atendimentos diferenciados para as mulheres é o da DPE no pátio da Delegacia da Mulher – foto: diulgação

Um dos atendimentos diferenciados para as mulheres é o da DPE no pátio da Delegacia da Mulher – foto: divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, palestras e campanhas com diversos temas devem ser realizadas em vários pontos de Manaus. Na agenda de atividades, debates de direitos e informações sobre a saúde da mulher e serviços como retirada da carteira de trabalho, intermediação de mão de obra de trabalho e entrada no seguro-desemprego devem ser oferecidos. Além das ações de cidadania, as mulheres também ganharão cuidados com a beleza.

Um dos órgãos que irão realizar campanha sobre o tema é a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), que a partir das 14h30, realiza um debate com o tema “A ordem é quebrar o silêncio”. De acordo com a presidente da Comissão da Mulher, a advogada Gláucia Soares, as palestras serão realizadas com o objetivo de levar informações e combater a objetivação da mulher na sociedade.

Ainda no decorrer da semana, nos dias 10 e 11 de março, a OAB-AM, irá realizar atendimentos diversos na Delegacia Especializada em Crime contra a Mulher, localizada no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus. No sábado (12), um “apitaço” deve ocorrer no Terminal de Integração T4, no bairro Jorge Teixeira, para alertar mulheres vítimas de qualquer violência.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) também realizará serviços de assistência jurídica gratuita para esse segmento e para a população em geral. Nos dias 10 e 11 de março, o ônibus do Programa Defensoria Pública Itinerante oferece os serviços jurídicos na área externa da Delegacia da Mulher.

Já a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) promove uma programação especial com palestras e debates a partir desta terça-feira (8), na sede do Sine-AM, localizado na avenida Joaquim Nabuco, Centro. Durante o dia, a pasta irá disponibilizar guichês preferenciais, das 8h às 17h, para atendimento das mulheres, com serviços de retirada da carteira de trabalho, intermediação de mão de obra e entrada no seguro-desemprego.

Já na área de saúde, serão oferecidos diariamente 40 exames de mamografia e 50 de ultrassonografia, além de palestras de prevenção voltadas para o público feminino em Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que estarão reforçando o atendimento durante toda a semana. Uma delas estará estacionada no pátio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher.

Outra Unidade Móvel irá atender no Studio 5, bairro Distrito Industrial, Zona Sul. Uma terceira Unidade Móvel estará estacionada no shopping Via Norte, no bairro Nova Cidade, Zona Norte.

A Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também realiza ações de palestras, roda de conversa e oficinas sobre a Lei Maria da Penha e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, organizada pela Sejusc.
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) também terá uma extensa programação em homenagem às mulheres com sorteios de produtos femininos, atividades de dança, música e teatro e oficinas de maquiagem, penteados com lenços e massoterapia.

Por Luis Henrique Oliveira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir