Esportes

No clima das Olimpíadas, exposição traz raridades a Manaus

Exposição-Futebol-Arte-do-Povo---Manauara-(19)

A exposição está sendo realizada no piso Tucumã, que tem acesso pela avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, a antiga Paraíba, e será realizada até o dia 4 de setembro – foto: Ione Moreno

Manaus será sede do Torneio Olímpico de Futebol da Rio-2016 e recebe seis jogos, entre os dias 4 e 9 de agosto. Pensando no clima esportivo que já tomou conta da capital amazonense, o Manauara Shopping inaugurou, na manhã de ontem (29), a exposição “Futebol, Arte do Povo”, com peças do acervo pessoal de Roberto Gesta, que é um dos principais representantes do Amazonas no mundo esportivo e também presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo.


A exposição está sendo realizada no piso Tucumã, que tem acesso pela avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, a antiga Paraíba, e será realizada até o dia 4 de setembro, nos horários de funcionamento do shopping. O local conta com algumas das 72 mil peças reunidas ao longo de 42 anos por Roberto Gesta e alguns de seus familiares.

Quem visitar a exposição, pode encontrar peças como um par de chuteiras do início do século 20, bolas usadas nas décadas de 1960 e 1970 (modelo da Copa do Mundo do México, em 1970), a famosa “Brazuca”, usada na Copa do Mundo de 2014 e uma medalha comemorativa da Copa de 1950, que ocorreu no Brasil e foi vencida pelo Uruguai, no fático Maracanazo.

As peças, que são os destaques do local, são as medalhas dos Jogos Olímpicos de 1904 e 1908, as primeiras premiações olímpicas na história do futebol. Fazendo uma viagem ao passado, também é possível encontrar a peça mais antiga do museu, que foi criada no primeiro século depois de Cristo. Trata-se de uma escultura romana de uma mão segurando uma bola.

Além das peças, os visitantes também podem encontrar exposições fotográficas que relatam fatos históricos no mundo do futebol, como início das regras das partidas de futebol, imagens da seleção do Uruguai, que foi a primeira equipe Sul-Americana a conquistar um título nas Olimpíadas, em 1924 (Paris) e uma partida do Jogo de Pelotas, que foi um marco na história do futebol no Amazonas, onde Manaus foi a primeira cidade no país a receber as regras no futebol, criada pelos ingleses no fim do século 19.

De acordo com o mentor da exposição, Roberto Gesta, por conta da chegada do Torneio Olímpico de Futebol em Manaus, todos os pontos turísticos estão se preparando para a chegada do grande evento. E para proporcionar uma boa receptividade aos visitantes que vem de várias partes do país e do mundo, o shopping Manauara teve a iniciativa de promover a exposição “Futebol, arte do Povo”.

“Estou muito feliz em contribuir com este grande momento na cidade, e poder doar minhas peças nesta exposição, que conta com raridades do futebol há décadas”, declarou Roberto.

Por Wal Lima

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir