Esportes

Neymar fica fora da disputa por título de melhor jogador da Europa

A União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) divulgou na segunda-feira (18) a lista de 10 atletas indicados ao prêmio de “Melhor jogador da Europa” na temporada 2015/2016. A maior surpresa da lista foi a ausência do atacante brasileiro Neymar, que não viveu seu melhor ano com a camisa do Barcelona.

O prêmio será entregue durante o sorteio da fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, que acontece no dia 25 de agosto, em Montecarlo.

O Real Madrid, vencedor da última edição do torneio europeu, é o clube com mais jogadores indicados ao prêmio. Barcelona, Bayern de Munique, Atlético de Madri e Juventus também emplacaram jogadores na lista.

Vencedor em 2011, ano em que o prêmio foi criado, e 2015, Messi vai em busca de seu terceiro troféu. Os outros vencedores foram Iniesta, em 2012, Ribéry, em 2013, e Cristiano Ronaldo, em 2014.

Para a criação da lista, jornalistas de cada uma das federações ligadas à Uefa enviaram uma lista com cinco candidatos. O primeiro recebe cinco pontos, o segundo recebe quatro e assim sucessivamente. Os 10 jogadores com mais pontos avançaram para a segunda votação, que definirá os três finalistas até 5 de agosto.

Com o baixo desempenho na temporada, o atacante brasileiro acabou ficando na 19ª colocação, atrás de nomes como Mahrez, Vardy e Kanté, que se destacaram com a camisa do Leicester. Já nomes mais consagrados do esporte, como Vidal, Ibrahimovic e Modric também desbancaram Neymar na preferência dos jornalistas europeus.

Empatados com o brasileiro estão três atletas com perfis completamente diferentes: Iniesta, veterano meio-campista e companheiro de equipe de Neymar; Renato Sanches, promessa portuguesa que foi adquirida pelo Bayern de Munique no início desta temporada; e Hazard, principal jogador belga e que teve temporada abaixo da expectativa no Chelsea.

Lista de indicados

Gareth Bale – Real Madrid
Gianluigi Buffon – Juventus
Antoine Griezmann – Atlético de Madri
Toni Kroos – Real Madrid
Lionel Messi – Barcelona
Manuel Neuer – Bayern de Munique
Thomas Muller – Bayern de Munique
Pepe – Real Madrid
Cristiano Ronaldo – Real Madrid
Luis Suárez – Barcelona

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir