Cultura

‘Nerds’ e ‘geeks’ caem na folia

Entre as atrações do CarnaNerd está o DJ ‘Darth’ (NatY) Veiga – foto: divulgação

Entre as atrações do CarnaNerd está o DJ ‘Darth’ (NatY) Veiga – foto: divulgação

Um Carnaval com um pouco de tudo. Foi-se o tempo em que apenas marchinhas, frevo e samba dominavam as ruas e salões dos bailes. Hoje, a folia é uma salada de ritmos e gêneros musicais. Os foliões se esbaldam ao som de forró, swing, samba, sertanejo, pagode, axé e até rock ‘n’ roll. O que importa é a festa e a curtição.

Nesse ritmo, agitado ou um pouco mais lento, há opções até para quem gosta de se reunir com os amigos para uma ‘balada’ de Carnaval. É o caso do ‘Despertar da Folia’ que faz alusão ao sétimo episódio da saga Star Wars, ‘O Despertar da Força’, que acontece neste sábado, a partir das 16h, na área da piscina da Dungeons & Burgers, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. O diferencial são as atrações: fliperama, jogos de tabuleiro e concurso de cosplay. Um ambiente ideal para os nerds e geeks pessoas bastante conhecedoras ao ponto de ser obcecado por um determinado assunto, uma fascinação que o torna único e popularizado aos que instituem a sua obsessão escolhida.

“A proposta é fazer com que nós (nerds) se incluam no contexto social do Carnaval, mas que seja do nosso jeito, as pessoas nos acham muito irritante e pouco brilhante. Da mesma forma que outras pessoas se encaixam na sociedade, a gente também se insere, isso é que é o diferencial do Despertar da Folia. É um evento novo voltado para o público nerd que não curte o Carnaval. Mas vamos ter DJs e muito rock ‘n’ roll”, disse Fernanda Brandão, organizadora do evento. “Disponibilizamos 70 ingressos e já vendemos a metade”, revelou, ao informar que o público será limitado.

O CarnaNerd é promovido pela equipe do blog ‘Mapingua Nerd’, que movimenta o público fã da cultura pop e intelectual desde 2015. RPG, ‘board’ e ‘card games’ estão na programação. Os DJs Darth Veiga e Altered Bits ditam o ritmo da folia nerd, ao som de trilhas sonoras famosas como Star Wars, Mortal Kombat e Zelda. Tudo com o melhor do cardápio da Dungeons & Burgers. “No início da divulgação do evento, percebemos uma grande aceitação. A gente também quer curtir o Carnaval, mas do nosso jeito”, explicou o publicitário Thiago Henrik, um dos organizadores do CarnaNerd.

Brincando na rua
Já para os que são adeptos do Carnaval tradicional, a pedida é a Banda New City Chopp, também neste sábado. O ritmo é o pagode e o forró no agito dos grupos Cuka Fresca, Joia Rara, Samba. Com e Gang do Forró. Os instrumentos e as caixas de som começam a ecoar a partir das 16h, na avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, na Zona Norte da capital.

Na ‘pegada’ da tradição, a 36ª edição do Bloco das Piranhas, que costuma atrair, em média, aproximadamente 68 mil pessoas, pretende reunir nova multidão neste domingo de Carnaval (7) com músicas para todos os gostos. A folia será no sambódromo, na Zona Centro-Sul de Manaus, a partir das 16h, e a entrada é gratuita. A festa tem também um caráter social. Os foliões podem doar fraldas e latas de leite para instituições filantrópicas.
Popular bar da Zona Sul de Manaus, o Caldeira também irá pôr o bloco na rua, mas na Segunda-Feira Gorda.

A festa é realizada desde os anos 1960 e, este ano, terá o Espaço Kids para as crianças acompanhadas de monitores. O Carnaval está programado para começar às 16h, no Centro. E sem hora para acabar.

Também na segunda, acontece o Manaus Fantasy, concurso que distribuirá R$ 20 mil em prêmios para as melhores fantasias, em todas as categorias. ‘Super-Heróis na Folia’ foi o tema escolhido para 2016.

A intenção é estimular os designers de fantasias a se inspirarem em seus heróis preferidos. O concurso será na piscina do Tropical Hotel, na Ponta Negra, Zona Oeste.

Na terça-feira, feriado de Carnaval, o canto a ecoar nas ruas será o do Galo de Manaus, que mudou a data de sua festa: nesta edição, 9 de fevereiro.

Os foliões precisam ter fôlego para andar 1,5 quilômetro ao som de muito frevo a partir das 14h na avenida das Torres. “Essa mudança foi para proporcionar melhor condições para o público. Como a festa vai ser em um feriado, não atrapalhará os comerciantes ou o trânsito e todos poderão participar”, disse Théo Alves, organizador do bloco de rua.

Então, entre as opções para o Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas, pode-se começar dividindo o ambiente com nerds, se esbaldar entre as “Piranhas” e testar o condicionamento físico no cortejo do Galo. E que todos cheguem inteiros na quarta-feira.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir